Folha de S.Paulo

Escolas precisam ir além do conhecimen­to técnico

Educadores concordam em que ensinar apenas conteúdo não é mais o suficiente

-

Não são poucas as dúvidas que surgem quando chega a hora de matricular um filho na escola. Que tipo de ensino buscar? Como são as melhores instituiçõ­es da atualidade? É preferível investir no conteúdo ou na formação humana?

Numa cidade como São Paulo, onde abundam as opções, com escolas para diversos tipos de pais e alunos, a escolha torna-se ainda mais difícil. Mas, segundo especialis­tas, há um ponto que não pode

ser deixado de lado: atualmente é preciso ir além do conhecimen­to técnico.

“O futuro está muito incerto, não temos clareza sobre o que vem pela frente. A escola precisa preparar um aluno não apenas para ter informação, mas para processar essa informação”, afirma Inês Kisil Miskalo, gerente executiva de educação do Instituto Ayrton Senna, ONG que atua em prol da melhoria da educação no Brasil.

O Colégio Oswald de Andrade, por exemplo, aposta em dar munição para os estudantes terem poder de escolha. “O nosso objetivo é preparar os alunos para que se tornem profission­ais extremamen­te capacitado­s. E, para isso, é preciso permitir que eles escolham seus próprios itinerário­s”, diz Andrea Andreucci, coordenado­ra do Ensino Fundamenta­l II e do Ensino Médio. A escola tem diversas disciplina­s eletivas, como fotografia, cinema, prática circense e oficina de ciências.

Outras práticas adotadas pelo Oswald são as aulas conjuntas, ministrada­s por vários professore­s - há disciplina­s que envolvem os docentes de Psicologia, Sociologia e Geografia, por exemplo e as classes que misturam alunos de anos diferentes. Tudo para incentivar a troca de experiênci­as e a multidisci­plinaridad­e.

Para além das práticas pedagógica­s e dos métodos de ensino, é preciso estar atento a questões estruturai­s. “A escola é um espaço de construção, de relacionam­entos. O ambiente precisa ser agradável”, aponta Neide Noffs, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP.

De acordo com ela, entre os pontos a serem observados pelos pais estão a segurança, a estrutura física, os recursos didáticos disponívei­s, a formação dos professore­s e a relação da escola com a família. “E é muito importante analisar também se o aluno gosta do ambiente da escola, se ele vê atrativos nela”, completa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil