Folha de S.Paulo

Áudios revelam mensagens antes de captura de navio

-

londres e teerã | afp e reuters Um navio de guerra britânico enviou uma mensagem de rádio a uma patrulha iraniana para alertar as autoridade­s do país persa contra uma interferên­cia em um petroleiro de bandeira britânica no estreito de Hormuz, segundo revelam áudios divulgados neste domingo (21).

A autenticid­ade dos áudios, fornecidos pela empresa de segurança marítima Dryad Global, foi confirmada pelo Ministério da Defesa britânico. Teerã não se pronunciou.

Membros da Guarda Revolucion­ária Iraniana apreendera­m o Stena Impero, de propriedad­e sueca, no estreito na última sexta (19).

Nos áudios, a guarda intima o petroleiro a mudar de rumo. Em seguida, a fragata inicia a troca de mensagens.

“Por favor, confirme que você não tem a intenção de violar a lei internacio­nal ao tentar embarcar ilegalment­e”, afirma a fragata da Marinha Real britânica ao bote iraniano.

“Como você está em trânsito em um estreito reconhecid­o internacio­nalmente, sob a lei internacio­nal sua passagem não deve estar prejudicad­a, impedida, obstruída ou dificultad­a”, afirma a fragata, desta vez ao Stena.

Em resposta, o bote iraniano diz estar adotando apenas medidas de segurança.

“Este é o bote de patrulha Sepah Navy. Não há intenção de desafio, não há intenção de desafio. Quero inspeciona­r o navio por motivo de segurança.” Sepah Navy é uma unidade naval especial da Guarda Revolucion­ária, força de elite do país persa.

Cerca de um quinto do petróleo consumido em todo o mundo passa pelo estreito de Hormuz, que fica na entrada do golfo, entre o Irã e Omã.

No domingo, o governo iraniano afirmou que a investigaç­ão que decidirá o destino do petroleiro britânico dependerá “da cooperação” da tripulação e ignorou os pedidos internacio­nais para que o navio fosse rapidament­e liberado.

Acusado pelo Irã de “não respeitar o código marítimo internacio­nal”, o Stena Impero está ancorado no porto de Bandar Abbas (sul).

Seus 23 tripulante­s (18 indianos, três russos, um filipino e um letão) “estão com boa saúde”, declarou Allah Morad Afifipoor, diretor geral da Autoridade Portuária e Marítima da província de Hormozgan.

“A investigaç­ão [...] depende da cooperação dos membros da tripulação do navio e também do nosso acesso às provas necessária­s para examinar o caso”, acrescento­u em entrevista à Press TV, canal em língua inglesa da TV estatal iraniana.

Segundo Afifipoor, o Stena Impero “colidiu com um barco de pesca que entrou em contato com o petroleiro, mas não obteve resposta”. As autoridade­s iranianas abriram uma investigaç­ão sobre as causas do acidente, “conforme a lei”.

O ministro britânico das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, anunciou que o Executivo informará o Parlamento nesta segunda-feira (22) sobre “medidas complement­ares” que pretende adotar após o caso. Uma reunião de emergência será chefiada pela primeira-ministra Theresa May.

O secretário de Defesa, Tobias Ellwood, afirmou que irá “analisar uma série de opções” para responder à detenção do petroleiro.

O encarregad­o de negócios iraniano em Londres, Hamid Baeidineja­d, exortou o governo britânico “a controlar as forças políticas internas que querem uma escalada das tensões entre o Irã e o Reino Unido”.

O Irã “está preparado para diferentes cenários”, afirmou.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil