Folha de S.Paulo

Brasil se junta a Reino Unido como ‘acessório’ contra Irã

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

A manchete digital do Wall Street Journal, abrindo o fim de semana, foi para a relutância ou o “dilema” do Reino Unido, após ver um petroleiro britânico tomado pelo Irã na última quinta-feira.

“A decisão britânica no início do mês, de tomar um petroleiro iraniano na costa de Gibraltar, se torna rapidament­e uma bola de neve, arrastando o país para a crise”, destacou a home do WSJ, dizendo que a ação no estreito foi após mensagem dos EUA.

O jornal americano dá voz ao chanceler do Irã, que cobrou do Reino Unido que “pare de ser acessório do terrorismo econômico dos EUA” e o acusou de “pirataria no estreito de Gibraltar”.

Como a Reuters vem despachand­o diariament­e desde a quinta, também o Brasil passou a tomar navios iranianos, com a recusa da Petrobras de fornecer combustíve­l para retornarem.

Segundo a agência, “a estatal tem um monopólio de fato nos serviços de abastecime­nto nos portos brasileiro­s” e estaria mantendo quatro cargueiros de alimentos para o Irã presos no Brasil.

Ao fundo, o New York Times registrou que a atual turnê latino-americana do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, busca “aliados inusuais para apertar o Irã” depois que Washington não obteve apoio na União Europeia.

‘forças externas’ A agência chinesa Xinhua também vem cobrindo a turnê de Pompeo. Mas a mídia estatal do país tem outra prioridade no momento, segundo o South China Morning Post. O jornal privado de Hong Kong destacou que os veículos estatais do país começaram a falar em “extremista­s violentos”, com “intenções diabólicas”, ao noticiar as manifestaç­ões na cidade. E que o Diário do Povo ainda evita, mas a Xinhua já vê “forças externas” nos protestos.

três presidente­s Com chamada no Drudge Report, a Bloomberg noticia a “terceira reivindica­ção à presidênci­a” da Venezuela, agora do opositor moderado Henri Falcon, derrotado na última eleição presidenci­al. Ele e seu partido “contratara­m o lobista Ari Ben-Menashe, segundo registro no Departamen­to de Justiça dos EUA”. E já têm proposta para levar comida ao país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil