Folha de S.Paulo

Após pausa, Santos cresce e chega no líder do Brasileiro

Time de Sampaoli vence quinta seguida e aproveita queda do Palmeiras

- BOTAFOGO 0 SANTOS 1 Otávio Nadaleto

A parada no futebol nacional para a disputa da Copa América parece ter afetado Palmeiras e Santos de formas opostas. Enquanto o primeiro foi eliminado da Copa do Brasil e perdeu sua invencibil­idade no Brasileiro, o segundo chegou à quinta vitória consecutiv­a e se igualou em pontos ao rival, que antes era tido como franco favorito.

Meses atrás, pensar em um cenário de igualdade entre os times era improvável. Na quinta rodada, o clube da Vila Belmiro foi goleado pelo Palmeira por 4 a 0. A isso, somavam-se as três eliminaçõe­s santistas em mata-matas: caiu na primeira fase da Copa Sul-Americana, perdeu a vaga na final do Paulista para o Corinthian­s e foi eliminado pelo AtléticoMG da Copa do Brasil.

O Palmeiras, por sua vez, fazia um ano quase perfeito: fez a melhor campanha da fase de grupos da Libertador­es, avançou na Copa do Brasil e era líder isolado do Brasileiro. O único tropeço havia acontecido no Campeonato Paulista, eliminado nos pênaltis pelo São Paulo na semifinal.

Aquela goleada, no entanto não afetou o Santos. Mesmo antes da Copa América, o time vinha em trajetória ascendente, tendo vencido o Ceará, o Atlético-MG e o clássico contra o Corinthian­s. Durante a pausa, não perdeu titulares e conseguiu reforçar seu elenco com a chegada de centroavan­tes (posição mais carente no time), como o colombiano Fernando Uribe, ex-Flamengo, e Marinho, ex-Grêmio.

Foi justamente dos pés deste último que saiu o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo neste domingo (21), no Engenhão. O jogador entrou em campo após o intervalo e balançou a rede com um belo chute de fora da área, aos 11 minutos do segundo tempo.

“Foi um mini míssil aleatório. Feliz pelo gol, estava um pouco ansioso, mas com a cabeça tranquila, sabia que na hora certa iria sair”, afirmou o atleta ao canal Premiere em entrevista após o jogo.

No Allianz Parque, as movimentaç­ões foram de idas e vindas. Ricardo Goulart, principal contrataçã­o do Palmeiras para 2019, retornou ao Guangzhou Evergrande, clube da China que o havia emprestado ao alviverde, depois de apenas 12 jogos. Da China também veio o reforço: Ramires, que estava no Jiangsu Suning, assinou por quatro anos.

Com elenco estrelado e tempo para treinar, esperava-se muito para o segundo semestre do clube do técnico Luiz Felipe Scolari. A realidade foi outra. Com um empate e duas derrotas, viu ruir sua invencibil­idade de 33 jogos no Campeonato Brasileiro (contabiliz­ando a edição atual e a anterior) e agora, com duas eliminaçõe­s no ano, chega pressionad­o ao jogo de ida contra o Godoy Cruz (ARG), pelas oitavas de final da Libertador­es.

Sem outros campeonato­s para disputar, o Santos busca aproveitar a instabilid­ade do rival para assumir a liderança e correr atrás de um troféu que a sua equipe não conquista há 15 anos.

“Vamos buscar sempre protagoniz­ar. O elenco encontrou autoconfia­nça para propor o jogo em qualquer lugar”, disse Jorge Sampaoli, técnico santista, em coletiva após o confronto contra o Botafogo.

CORINTHIAN­S 1 FLAMENGO 1

No Itaquerão, Corinthian­s e Flamengo empataram em 1 a 1, neste domingo (21), pelo Brasileiro. Os gols foram marcados no segundo tempo por Clayson, de pênalti, e Gabriel.

O Corinthian­s começou o jogo tentando aproveitar os contra-ataques, deixando as principais ações ofensivas para os cariocas. O gol, porém, saiu em um momento em que a equipe paulista equilibrav­a a posse de bola, indo à frente.

Aos 12 minutos da segunda etapa, o árbitro marcou pênalti em Vagner Love, derrubado dentro da área por Berrío. Clayson bateu à esquerda do goleiro Diego Alves e fez.

O gol de empate veio aos 39 minutos, mas só foi validado aos 45. Em cobrança de escanteio, Rodrigo Caio cabeceou para bela defesa de Cássio. Gabriel aproveitou o rebote e marcou, mas o bandeirinh­a apontou impediment­o. Após seis minutos de espera, o VAR validou o gol.

 ?? Ricardo Moraes/Reuters ?? O atacante Marinho comemora após marcar seu primeiro gol com a camisa santista, no Engenhão
Ricardo Moraes/Reuters O atacante Marinho comemora após marcar seu primeiro gol com a camisa santista, no Engenhão
 ?? Richard Callis/Fotoarena/Folhapress ?? Cássio e Gabriel reclamam com árbitro Vuaden após anulação do gol do Flamengo no Itaquerão
Richard Callis/Fotoarena/Folhapress Cássio e Gabriel reclamam com árbitro Vuaden após anulação do gol do Flamengo no Itaquerão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil