Folha de S.Paulo

Em férias, Weintraub discute com ativistas no PA

- Fabiano Maisonnave Fabiano Maisonnave/Folhapress

O ministro Abraham Weintraub (Educação) se envolveu em uma discussão com ativistas em Alter do Chão (PA), onde passa alguns dias com a família.

Weintraub foi abordado por ativistas de um grupo chamado Engajamund­o, que entregaram a ele uma kafta, referência ao episódio no qual ele errou a pronúncia do sobrenome do escritor Franz Kafka.

“Devido ao seu mau desempenho promovendo balbúrdia em seus atos contra a educação, cortamos 3 chocolatin­hos da sua sobremesa”, dizia o cartaz de uma manifestan­te, em referência a outras falas do ministro sobre o contingenc­iamento de verbas para a educação.

Weintraub reagiu. Pegou o microfone de músicos que faziam uma apresentaç­ão no local e disse que estava de férias com a família. Depois, disparou críticas contra o PT.

O ministro pegou a filha no colo para devolver a hostilidad­e dos ativistas. “Aqui ó, corajoso”, gritava, apontando para a menina em seus braços.

O ativista, um indígena, respondeu: “Eu também tenho filhos”. O ministro retrucou dizendo que não ia “à sua casa, enquanto você está comendo”, mas foi interrompi­do. “Você está na minha casa.” Weintraub, então, afirmou que “não é porque você está com um cocar que você é mais brasileiro do que eu, seu babaca”, e deixou o local sob gritos de “fazendo balbúrdia” e “fascista”.

Em uma rede social, Weintraub chamou os ativistas de “covardes” e disse não temer.

 ??  ?? Abraham Weintraub (à esq.) discute com manifestan­te em praça em Alter do Chão (PA)
Abraham Weintraub (à esq.) discute com manifestan­te em praça em Alter do Chão (PA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil