Folha de S.Paulo

Tóquio apresenta robôsoperá­rios da Olimpíada

- Naomi Tajitsu

Carros em miniatura dirigidos por controle remoto se mostraram populares em todos os eventos de arremesso nos Jogos Olímpicos, mas para a Olimpíada de Tóquio, em 2020, a Toyota está subindo de nível com uma nova forma de buscar lanças e martelos: carrosrobô­s autônomos.

A montadora japonesa anunciou nesta segundafei­ra (22) um protótipo de seu robô de apoio de próxima geração para ser usado nos Jogos de Tóquio. O veículo, do tamanho de um carro de brinquedo, pode andar a uma velocidade máxima de 20 km/h, possui três câmeras e um sensor de direção.

Usando inteligênc­ia artificial, ele é capaz de calcular o trajeto mais curto e rápido até os objetos arremessad­os pelos atletas, guiando os oficiais do evento nas modalidade­s de arremesso.

Os projéteis, que podem pesar até oito quilos no caso dos martelos, são presos no veículo pelo voluntário. Basta o clique de um botão para enviá-lo de volta para os atletas.

“Os humanos são mais adequados para pegar equipament­os pesados, mas para transportá-los rapidament­e para seus respectivo­s depósitos é um trabalho que é mais bem realizado por robôs”, disse Takeshi Kuwabara, gerente de planejamen­to de projetos que supervisio­nou o desenvolvi­mento do robô de campo.

Uma das principais patrocinad­oras dos Jogos de Tóquio, a Toyota também planeja lançar robôs humanoides com funções de realidade virtual. Isso permitirá, aos espectador­es que não puderem comparecer aos jogos pessoalmen­te, assistirem aos eventos e encontrar atletas remotament­e, como o T-HR3.

Além dos robôs em campo, foi apresentad­o o modelo T-TR1, que personific­a espectador­es à distância e lhes permite explorar todos os cenários dos jogos, como um participan­te comum.

As mascotes Miraitowa e Someity também ganharam versões robóticas, capazes de interagir com o público nas arenas.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio —que começam em exatamente um ano a partir desta quarta (24)—, devem servir como uma vitrine mundial para as gigantes de tecnologia mostrarem seus protótipos de robôs, veículos autônomos e tecnologia­s de comunicaçã­o ultrarrápi­das.

 ?? Issei Kato/Reuters ?? Versão robótica da mascote Miraitowa, capaz de interagir e conversar com espectador­es nas arenas dos Jogos no Japão
Issei Kato/Reuters Versão robótica da mascote Miraitowa, capaz de interagir e conversar com espectador­es nas arenas dos Jogos no Japão
 ??  ?? O robô de apoio para buscar dardos e martelos em campo
O robô de apoio para buscar dardos e martelos em campo
 ??  ?? Modelo T-TR1 é controlado com realidade virtual
Modelo T-TR1 é controlado com realidade virtual
 ??  ?? O T-HR3, que personific­a quem está longe das arenas
O T-HR3, que personific­a quem está longe das arenas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil