Folha de S.Paulo

No Dia dos Pais, conheça endereços passados de uma geração para outra

Para celebrar o Dia dos Pais, conheça a história de endereços clássicos da capital que foram passados de pai para filho

- Marina Consiglio

Comemorado neste domingo, 11, o Dia dos Pais tradiciona­lmente reúne muitas famílias em torno da mesa para um almoço especial. E é em torno de mesas, também, que está a raiz de muitos endereços emblemátic­os da cidade cuja história passa por gerações —de pai, para filho. Ou filha.

Em alguns casos, a tradição é mantida. São exemplos a esfiharia Effendi, na Luz, e o Acrópolis, no Bom Retiro, dois endereços atualmente tocados pela nova geração das famílias proprietár­ias, mas que mantêm ambiente e cardápio deixados pelos pais.

Em outros, a herança foi até aprimorada. Como no Mocotó, que deixou de ser mais uma casa do norte para atrair gente do mundo inteiro para a Vila Medeiros. Mas o essencial, ficou. “Aprender a cozinhar as favas, os feijões, e tratar tudo como iguaria, essa é a herança do meu pai”, conta Rodrigo Oliveira, chef da casa.

As páginas a seguir trazem essas e outras histórias, além de um roteiro com restaurant­es com programaçã­o e cardápio especial em toda a cidade para ajudar a escolher onde celebrar o dia deles.

 ?? Gabriel Cabral/Folhapress ?? O chef Rodrigo Oliveira e o pai, José Almeida, no restaurant­e Mocotó
Gabriel Cabral/Folhapress O chef Rodrigo Oliveira e o pai, José Almeida, no restaurant­e Mocotó

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil