Folha de S.Paulo

Um economista que não poupou amor aos netos

JOSÉ CELSO VERAS DA COSTA (1950-2019)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

O economista, professor universitá­rio e vice-presidente do Pros (Partido Republican­o da Ordem Social) do Maranhão, José Celso Veras da Costa, gostava tanto do silêncio que o utilizava como uma forma de expressão.

O filho Hermano Lobato da Costa, 43, conta que a família conseguia senti-lo através do olhar. Introspect­ivo? Sim, mas até certo ponto. O amor dos nove netos provocava uma mutação em seu temperamen­to. Eles despertava­m o seu lado mais comunicati­vo e divertido.

Os momentos de lazer se

entrelaçav­am com a alegria de sair com os netos para comer hambúrguer ou quibe, seus pratos preferidos. Era o que mais gostava de fazer quando não estava em compromiss­os profission­ais ou políticos.

Em casa, gostava de ouvir Belchior, Caetano Veloso e Ney Matogrosso.

A leitura e a história o acompanhav­am sempre, mas Celso Veras —como era conhecido— nunca gostou de falar sobre sua trajetória.

Em sua linha do tempo constam passagens importante­s na política, como a fundação do PSB (Partido Socialista Brasileiro) no Maranhão e atuação no governo de Roseana Sarney, por exemplo.

Com a bola em campo, o coração de Celso Veras pertenceu ao Vasco, mas a torcida fervorosa era pela felicidade da família.

Recentemen­te, Hermano viajou a São Paulo e realizou o desejo de assistir a um jogo entre Flamengo e Corinthian­s, no Itaquerão (zona leste). “Meu pai ficou tão empolgado com o fato que havia prometido ir comigo a um jogo do Flamengo até o final do ano”, afirma.

Celso Veras morreu no dia 2 de agosto, aos 69 anos, de choque séptico.

MARIA DE LOURDES GARBOGGINI

DA GAMA Aos 81, viúva de Carlos Gonzaga da Gama Ângelo. Cemitério Getsêmani

7º DIA

ANTONIO PAULO MARIUTTI

(TONINHO MARIUTTI) Nesta sexta (9/8) às 19h, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rua Honório Líbero, 90, Jardim Paulistano Procure o Serviço Funerário Municipal de São Paulo: tel. (11) 3396-3800 e central 156; prefeitura.sp.gov.br/servicofun­erario. Anúncio pago na Folha: tel. (11) 3224-4000. Seg. a sex.: 10h às 20h. Sáb. e dom.: 12h às 17h. Aviso gratuito na seção: folha.com/ mortes até as 18h para publicação no dia seguinte (19h de sexta para publicação aos domingos) ou pelo telefone (11) 3224-3305 das 16h às 18h em dias úteis. Informe um número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil