Folha de S.Paulo

Homens devem abrir porta de fábrica a mulheres, diz Damares

- Júlia Zaremba

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou nesta quinta (8) que homens não devem apenas abrir a porta do carro para mulheres, mas também a de fábricas, para empregá-las, e de partidos, para que tenham representa­tividade política.

“Fui criticada quando disse que queremos ensinar meninos na escola a abrirem a porta do carro para a mulher, ensinar a levarem flor para mulher”, afirmou.

“Não é para menino abrir apenas a porta do carro, é para ele abrir a porta da fábrica para dar emprego para a mulher. É para abrir a porta dos partidos para as mulheres terem acesso sem precisar de cota. É para abrirem, inclusive, a porta do Parlamento.”

A ministra acrescento­u que quer construir uma sociedade igual. “A igualdade de direito entre homens e mulheres”, afirmou.

A declaração foi feita na Câmara de Campinas (SP) em audiência pública para discutir políticas públicas de proteção a mulheres.

Damares chegou ao local sob aplausos e protesto.

Manifestan­tes carregavam cartazes escritos “Não me diga como me vestir, diga a eles para não me estuprar” e “Tchau, querida Dada” (referência a frase contra a ex-presidente Dilma que se popularizo­u no período do impeachmen­t).

O barulho irritou as pessoas favoráveis à ministra, que eram maioria e carregavam cartazes de coração com o nome dela e gritavam “Ela me representa!”.

Damares falou sobre medidas de prevenção e combate à violência contra a mulher que serão prioridade em sua gestão, tais como o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas, a capacitaçã­o de líderes religiosos para que acolham vítimas e a criação de espaços cor-de-rosa nos IMLs (Institutos MédicosLeg­ais)paraqueamu­lher agredida se sinta acolhida.

“Precisamos fazer uma grande revolução cultural em defesa da mulher.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil