Folha de S.Paulo

Com texto inédito de Otavio Frias Filho, ‘Tutankáton’ estreia nesta sexta-feira

- Manuela Tecchio

No Egito de 1.300 a.C., um autoritári­o faraó acabou com todos os 2.000 deuses em que seu povo acreditava e, do dia para a noite, instaurou o monoteísmo à força. A partir deste dia, todos deveriam se curvar a Atón, o Deus Sol, e somente a ele.

É nesse período, ainda que breve, da história africana que se inspira a trama de “Tutankáton”, peça escrita na década de 1990, por Otavio Frias Filho, diretor de Redação da morto aos 61 anos, em agosto do ano passado.

Quem assina a direção é Mika Lins, que chegou a discutir com Frias Filho os passos que o espetáculo poderia tomar. Uma das divergênci­as entre os dois era se deveria ou não haver um narrador para as declamaçõe­s do texto. Lins acabou cedendo e, hoje, é Monalisa Silva quem assume o papel.

Em entrevista publicada na Folha, a diretora comentou a contempora­neidade do texto, que discute a intolerânc­ia ao diferente e narra uma espécie de guerra política e cultural. Para ela, as discussões permanecem urgentes.

Como atriz convidada, Bete Coelho, recentemen­te indicada ao prêmio Shell de melhor atriz por “Mãe Coragem”, interpreta uma vidente nesta montagem.

Com ingressos esgotados para a estreia, nesta sexta (9), às 21h, no Sesc Avenida Paulista, a montagem fica em cartaz até o dia 1°/9. Sesc Av. Paulista - 13º andar - Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 31700800. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 18h. Estreia sex. (9). Até 1/9. Ingressos esgotados para a estreia. Ingr.: R$ 12 a R$ 40 p/ sescsp.org.br.

 ?? Eduardo Knapp/Folhapress ?? Bete Coelho interpreta uma vidente na peça ‘Tutankáton’, dirigida por Mika Lins
Eduardo Knapp/Folhapress Bete Coelho interpreta uma vidente na peça ‘Tutankáton’, dirigida por Mika Lins

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil