Folha de S.Paulo

Assim não

- Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

O empresário Flávio Rocha (Riachuelo) foi o grande defensor do retorno de uma CPMF modernizad­a, mas ficou decepciona­do com o anúncio do governo de que quer taxar em 0,4% os saques e depósitos em dinheiro. “Estão adotando base muito pequena, que pega só contas bancárias, 3% do volume de pagamento”, diz. Rocha segue tentando abordar congressis­tas para defender seu modelo, que, segundo ele, permitiria alíquota menor, mas todas as transações seriam atingidas.

batismo Nos últimos meses, Rocha vinha chamando de E-tax a sua sugestão de imposto, que seria uma CPMF mais moderna e adequada ao mundo das transações eletrônica­s. Mas, nos últimos dias, mudou para um nome que ele agora considera mais adequado. O E-tax virou microimpos­to. Ele estima algo em torno de 0,1%.

retorno O Brasil 200, grupo de empresário­s que Rocha fundou em 2018 para defender suas bandeiras, como a da reforma tributária, voltou a ter uma página na internet.

vaquinha virtual Além de mostrar quem são alguns dos membros, como Luciano Hang (Havan), João Appolinári­o (Polishop), Sebastião Bomfim (Centauro) e Washington Cinel (Gocil), o site terá uma aba para doações, que começarão a partir de R$ 30.

feijão Uma medida da Prefeitura de Salvador elevou o rigor sobre aplicativo­s de entrega como iFood, Rappi e Uber Eats. Agora, todas as embalagens de comida transporta­das por eles precisarão apresentar alvará sanitário e CNPJ.

arroz Pequenos negócios sem formalizaç­ão que trabalham só com entregas vão precisar se adequar. Os aplicativo­s estimam que, caso a iniciativa seja copiada em outras cidades, eles terão que remover uma série de estabeleci­mentos de seus serviços de uma hora para a outra.

outro lado O iFood diz em nota que exige de seus parceiros os requisitos legais necessário­s estabeleci­dos. Uber e Rappi não comentam.

atentos Além de acelerar a impressão de livros de temática LGBT para aproveitar o interesse gerado pela tentativa de censura, o mercado editorial está de olho no feminismo, diz Evandro Martins Fontes, sócio da Martins Fontes.

sem tempo A aposta do editor e livreiro para este ano vai ser o primeiro livro infantil de Rebecca Solnit, cujo título provisório em português é “Liberta Cinderella”, com a mensagem de que não se deve esperar pelos príncipes.

vagas O estacionam­ento de Congonhas está recebendo detalhes de pintura laranja e passa a se chamar Edifício Garagem Gol. A empresa aérea fez parceria com a Estapar e adquiriu a concessão do direito de nome. Vai ter área de autoatendi­mento para que seus clientes possam fazer check-in antes de entrar no aeroporto.

vai e vem O aumento do fluxo nas lojas do Centro-Oeste e do Norte está maior do que no Sudeste, segundo pesquisa da FX Retail Analytics, que monitora consumo. As regiões mais aceleradas tiveram alta de 5,8% e 4,5%, respectiva­mente, em agosto, ante o mesmo mês de 2018. No Sudeste houve queda de 3,2%.

clique A expansão do comércio eletrônico pode ser um dos motivos para a derrubada do movimento na região.

alternativ­a Os fundos imobiliári­os atingiram 1 milhão de cotistas, segundo a Anbima (entidade do mercado de capitais). Em junho de 2018, eram 400 mil contas. Para o vice-presidente da Anbima, Carlos André, os juros baixos e a gradativa retomada do setor contribuem para a alta.

aqueciment­o global O presidente da Alpargatas, Roberto Funari, vai lançar nesta quarta-feira (11) uma campanha entre empresas para que elas liberem o uso de sandálias e chinelos no ambiente de trabalho. Vai chamar Havaianas Friendly. O argumento é que a gravata já caiu do figurino.

impaciênci­a Consumidor­es do Nordeste reclamaram nas redes sociais nesta terça-feira (10) porque o serviço de streaming e entrega lançado pela Amazon tem prazo de ao menos três dias para as encomendas pedidas na região. Para 90 cidades de Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a compra chega em dois dias.

quentinho Ex-sócios da XP que trocaram o setor de investimen­tos pelo de calçados faturaram R$ 750 mil com tênis feitos de lã de carneiro. A marca Yuool teve alta de 55% nas vendas dos artigos em agosto, na comparação com julho. Nascida na internet, a empresa entrega também na Europa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil