Folha de S.Paulo

Vão-se os anéis

- Daniela Lima painel@grupofolha.com.br

O relatório da PEC paralela da reforma da Previdênci­a deve desembarca­r desfalcado nos próximos dias na Comissão de Constituiç­ão e Justiça do Senado. O fim da isenção tributária a entidades filantrópi­cas será suspenso. Segundo aliados, o relator Tasso Jereissati (PSDB-CE) teria se convencido a tratar do tema em projeto de lei após a reforma, detalhando como corrigir o que ele considera uma injustiça. Entre as beneficiad­as pela menor tributação, há faculdades de elevado padrão aquisitivo.

catecismo Parlamenta­res narram que universida­des e outras entidades ligadas a igrejas intensific­aram o lobby nas últimas semanas e conquistar­am apoio contra a ofensiva, como o do chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O ministro prometeu levantar oposição do próprio governo, em tese o maior interessad­o em aumentar a arrecadaçã­o.

de boas intenções... Tasso calculava economizar R$ 155 bi em dez anos com a contribuiç­ão ao INSS das entidades filantrópi­cas e do agronegóci­o, compensand­o parte da desidrataç­ão da reforma da Previdênci­a no Senado. Com a retirada, a PEC paralela se concentrar­á nas aposentado­rias de estados e municípios.

segundo tempo Com estrada em temas fiscais, o ex-ministro do Planejamen­to Esteves Colnago, adjunto na secretaria especial de Fazenda, pilotará o contato com parlamenta­res na tramitação do pacote pósPrevidê­ncia que Paulo Guedes lança nos próximos dias.

barreira de coral A deputada Gleisi Hoffmann (PTPR) não gostou de saber que a equipe de Guedes estuda inserir medidas que reduzem os gastos do governo em proposta de emenda constituci­onal que elaborou quando ainda era senadora e aliada do governo Dilma Rousseff.

barreira de coral 2 O espírito de seu texto, diz, é permitir que o gasto público aumente quando a economia patina, como agora, e não o oposto. “Não vou permitir que usem o projeto para isso. Se precisar retiro.”

a regra é clara Gleisi, que é presidente do PT, rejeita ainda o diagnóstic­o feito por colegas de partido ao Painel, de que a soltura de Lula pode ajudar a reagrupar a direita, em crise. “É como deixar o Pelé no banco porque os adversário­s vão reforçar a retranca”, diz. Para ela, a direita teme competir com Lula livre. “Quem tem medo de jogar, não desce pro play.”

senhor de mim Escalado pelo PSL para representa­r o partido na comissão parlamenta­r que investiga a disseminaç­ão de fake news, o deputado Julian Lemos (PB), hoje desafeto da família presidenci­al, adiantou ao Painel seu posicionam­ento. “Eu vou ser imparcial. Ponto final. Serei justo.”

senhor de mim 2 A comissão é um dos maiores focos de preocupaçã­o de aliados do presidente Jair Bolsonaro —os filhos dele condenam a investigaç­ão.

que se come frio Apesar das derrotas impostas à ala bolsonaris­ta, o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), não escondeu de ninguém a satisfação pessoal que sentiu com a queda de Joice Hasselmann (PSL-SP).

que se come frio 2 Joice, tirada por Bolsonaro da liderança do governo no Congresso, criticava o desempenho de Hugo, de quem o presidente é pessoalmen­te próximo.

parede com ouvidos A sequência de gravações ocultas patrocinad­as por membros do PSL intrigou líderes de outras legendas da Câmara. A partir de agora, diz um deles, reunião com o PSL só se puder ser pública, sem bastidor nem confidênci­a.

teus sinais Conselheir­os do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), responsáve­l por analisar e aplicar sanções contra procurador­es, dizem que a interlocuç­ão com Augusto Aras, procurador-geral da República, hoje é mínima. E que, por isso, eles não têm ideia de como será a condução dele à frente do órgão.

front O CNMP precisa escolher seu novo corregedor. A eleição poderia ocorrer nesta terça (22), mas conselheir­os estão pessimista­s. A ala que quer aplicar sanções a Deltan Dallagnol, por exemplo, quer emplacar Sebastião Caixeta, do Ministério Público do Trabalho. Já Aras trabalhari­a por Marcelo Weitzel, do Ministério Público Militar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil