Folha de S.Paulo

Após tufão, Japão adia desfile em carro aberto de novo imperador

- Gustavo Uribe

tóquio A cerimônia de ascensão ao trono do novo imperador do Japão, Naruhito, será promovida na próxima terça-feira (22) sem um dos momentos mais esperados pelos súditos japoneses.

O desfile em carro aberto do casal imperial, em um trajeto de cerca de cinco quilômetro­s pela região central de Tóquio, foi adiado para novembro, devido aos estragos causados pela passagem na semana retrasada do tufão Hagibis, que deixou 74 mortos.

A decisão foi tomada tanto em respeito às vítimas da tragédia como para garantir a segurança de Naruhito e da imperatriz Masako. A previsão da agência de meteorolog­ia japonesa é de chuva na terça (22) na capital do país.

Apesar do adiamento, os demais eventos oficiais foram mantidos, como a solenidade para cerca de 2.500 convidados, na qual o novo imperador irá sentar no Trono de Crisântemo e proclamar a sua ascensão. Também é o caso de quatro banquetes, o primeiro deles promovido na noite do mesmo dia e com a presença de autoridade­s estrangeir­as, entre elas o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Participar­ão da cerimônia representa­ntes de cerca de 190 países, entre eles o príncipe Charles, do Reino Unido, o rei da Holanda, WillemAlex­ander, e os presidente­s da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

A solenidade será o primeiro evento oficial de Bolsonaro em viagem de mais de dez dias pelo continente asiático. Ele embarcou no último sábado (19) e deve pousar em Tóquio nesta segunda-feira (21).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil