Folha de S.Paulo

Professor, gostava de jazz, política e uma boa conversa

- Letícia Ferreira coluna.obituario@grupofolha.com.br

FÁBIO NEGRÃO (1951-2019)

são paulo A televisão era uma companhia. O celular entrou na rotina há menos de dois anos. A distância da tecnologia poderia ser uma escolha de estilo de vida qualquer, se Fábio Negrão não fosse um professor de comunicaçã­o da Unesp (Universida­de Estadual Paulista).

O contato só pelas telas era muito distante para quem gostava tanto de gente quanto ele. Em qualquer oportunida­de, a conversa ia longe.

Para puxar assunto com Maria Gabriela, aluna de jornalismo que o via como um avô, o truque era o macarrão com queijo servido em um dos almoços de fim de semestre que Negrão oferecia em casa para seus alunos.

No equilíbrio da vida, o filho da boemia era o “soneca” pelas manhãs e o “zangado” à noite, apelidos que ganhou dos amigos de militância nos tempos da ditadura na região de Bauru (329 km de SP).

Na universida­de, lia trechos do livro “Mídia Radical”, de John D. H. Downing, enquanto dava pequenos socos na mesa da sala de aula, nas partes que considerav­a mais importante­s. E esperava reações dos alunos.

Na visão de mundo que Fábio Negrão tentava espalhar por onde passava, “não admitia que ninguém lhe tomasse nenhum dedo da liberdade”, conta a amiga Dalva Aleixo.

Os alunos eram tão parte da família que os retratos dos almoços de domingo com os estudantes dividiam espaço com as fotos que guardava dos seus filhos.

“Ele é o que a gente quer falar sobre a essência da vida. Viver do jeito que você acha certo, independen­te dos outros”, conta a filha Beatriz Scaglione.

Aos 68 anos, por complicaçõ­es de um AVC no dia 26 de setembro, Fábio deixa três filhos, uma geração de estudantes e boas conversas.

LUIZ OLAVO BAPTISTA Aos 81, casado com Adriane Nakagawa Baptista

LEA MERZEL BOBROW Aos 93, viúva. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5530

SIMAO FROST Aos 88, casado com Bella. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5530

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil