Folha de S.Paulo

SP tem só 13,3% da meta de vacinação contra sarampo

-

são paulo Cerca de 23,6 mil crianças entre seis meses e cinco anos foram vacinadas no estado de São Paulo neste sábado (19), “Dia D” contra o sarampo. Na capital paulista, foram imunizadas 4.171 crianças até a tarde do sábado.

Os dados da cidade de São Paulo são ainda parciais. O levantamen­to completo será divulgado nesta segunda (21), segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

No estado, 294,2 mil crianças estiveram em postos de saúde do estado desde o início da campanha, representa­ndo 13,3% da meta de 2,2 milhões de comparecim­entos, estimados até o fim desta fase da campanha, que ocorre na sexta-feira (25).

Doze pessoas já morreram no estado por complicaçõ­es da doença em 2019. Desde 1997 São Paulo não registrava óbitos por sarampo. Ao todo, 8.619 casos foram confirmado­s, cerca de 57% na capital.

Após a conclusão da primeira fase de vacinação, jovens de 20 a 29 anos serão o público alvo da campanha de vacinação contra o sarampo, com a realização de outro “Dia D” entre os dias 18 e 30 de novembro.

A tríplice viral aplicada nos postos protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Neste sábado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve em São Paulo e alertou contra a disseminaç­ão das “fake news” que estaria impedindo a imunização da população.

“Nós temos hoje no mundo uma falta de vacinação global, temos movimentos antivacina­s, temos ‘fake news’, temos uma geração de pessoas que não testemunha­ram o drama dessa doença”, disse, em visita a um posto de saúde na zona oeste da capital paulista.

 ?? Roberto Casimiro /Fotoarena/Folhapress ?? Criança recebe dose de vacina em dia de combate ao sarampo na UBS Vila Mazzei (zona norte)
Roberto Casimiro /Fotoarena/Folhapress Criança recebe dose de vacina em dia de combate ao sarampo na UBS Vila Mazzei (zona norte)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil