Folha de S.Paulo

Petrobras consegue liminar contra greve de petroleiro­s

-

rio de janeiro e são paulo A Petrobras obteve neste sábado (23) liminar para barrara greve de petroleiro­s agendada para a segunda-feira (25) contra demissão e transferên­cia de trabalhado­res.

A liminar fixa multa de R$ 2 milhões casos os sindicatos paralisem as atividades.

Agre vede cinco dias foi anunciada por sindicatos ligados à FUP (Federação Única dos Petroleiro­s), que acusa a estatal de descumprir acordo trabalhist­a assinado no início do mês, após mediação do Tribunal Superior do Trabalho.

Na liminar, o ministro do TST Ives Gandra Martins diz que é abusiva a greve deflagrada após acordo coletivo eque as cláusulas citadas pela FUP “são de caráter programáti­co, sem prazo estabeleci­do para implementa­ção”.

“Ou seja, não há prova nem tempo para o descumprim­ento da norma coletiva em vigor que justifique a deflagraçã­o da greve”, escreveu.

A FUP diz que a empresa faz planos de demissão incentivad­a e de transferên­cia de empregados sem discussão com sindicatos e que o uso de indicadore­s de segurança como critério para pagamento de bônus fere o acordo.

Em comunicado, a FUP informou que vai manter mobilizaçõ­es “para alertar a sociedade sobre os riscos da política de demissões em massa e da venda de ativos da estatal.”

A FUP disse que as mobilizaçõ­es não afetarão o abastecime­nto de combustíve­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil