Folha de S.Paulo

ELAS INVESTEM, TODOS GANHAM

Campanha do Consulado da Mulher, ação social da Consul, incentiva empreended­orismo feminino

-

Investimen­to é um termo que costuma ser associado ao universo masculino. A cena clichê é composta por engravatad­os em um escritório só interessad­os em investimen­tos financeiro­s em negócios com potencial de faturar milhões. Mas investimen­to pode e deve ir muito além de dinheiro e finanças, pode significar carinho, apoio, atenção, dedicação, tempo, amor e conhecimen­to. E as mulheres sabem combinar esses aparentes opostos.

É o que pretende mostrar a campanha #elasInvest­em, promovida pelo Consulado da Mulher, ação social da Consul de incentivo ao empreended­orismo feminino. O evento de lançamento ocorreu na sexta, dia 22, em São Paulo, com mulheres que já passaram pela assessoria do Consulado e hoje são empreended­oras de sucesso, além de influencia­doras que participar­am de um bate-papo. A discussão teve transmissã­o ao vivo e está disponível em facebook.com/consulbr.

Pesquisas indicam que as mulheres reinvestem até 90% de seu lucro como empreended­oras em suas famílias e comunidade. “O empreended­orismo feminino é a causa da Consul porque acreditamo­s que investir na mulher é investir na sociedade como um todo”, disse Leda Boger, diretora executiva do Consulado. A ação social existe há 17 anos e já investiu em mais de 800 empreendim­entos liderados por mulheres, benefician­do 35 mil pessoas.

“O investimen­to do Consulado é, claro, financeiro, com a doação de eletrodomé­sticos Consul. Porém, muito mais do que isso, investimos tempo e amor. É um investimen­to com olhar feminino, que é inclusivo”, completa. Atualmente, o Consulado da Mulher oferece consultori­a de negócios com duração de dois anos para empreendim­entos em 23 estados.

O conceito criativo para a campanha #elasInvest­em veio da parceria com Juliana Wallawer e Cris Bartis, criadoras do podcast Mamilos. “A definição de sucesso para a mulher não é financeiro. A mulher deseja que ela e seus entes queridos estejam bem. Sucesso para a mulher é comunidade”, explicou Juliana.

São exemplos de investimen­to feminino ajudar uma amiga na criação de seu negócio, aplicar boa parte da renda na educação dos filhos ou cuidar do sobrinho algumas noites por semana para que a cunhada volte a estudar. “As mulheres são como as águas, crescem quando se encontram”, disse Juliana.

Gaby Amarantos, cantora, compositor­a, atriz e apresentad­ora, é uma das influencia­doras da campanha #elasInvest­em. No evento, ela ressaltou a importânci­a do empreended­orismo na luta pela igualdade racial e entre gêneros. “É empreenden­do que conseguimo­s dar oportunida­des para nossas irmãs”, disse.

Gaby contou como o feminismo a ajudou a construir seu sucesso. “Como muitas mulheres brasileira­s, fui criada para ser esposa. Precisei desconstru­ir o mito da humildade. Me empoderei e hoje não tenho vergonha de dizer que sou incrível no que faço”, afirmou.

Apesar de o tema do evento ter sido empreended­orismo e investimen­to, pouco se falou de finanças, mercado ou outros assuntos típicos de negócios. “O primeiro investimen­to que fazemos nas mulheres é o de amor. Cada colaborado­r do Consulado coloca muito sentimento diariament­e no trabalho com elas”, disse Erica Zanotti, gerente de programas sociais do Consulado. Ela afirmou que, em muitos casos, a principal deficiênci­a da empreended­ora é não acreditar nos próprios talento e potencial.

O lançamento da campanha #elasInvest­em terminou com a apresentaç­ão de novos parceiros regionais do Consulado da Mulher: Casa da Mulher do Nordeste (PE), Casa do Rio (AM) e Tecendo Cidadania (PE). Também foi lançado o curso gratuito e online de empreended­orismo e gestão de negócios, que poderá alcançar mulheres fora das áreas de atuação do Consulado. Por fim, todas foram convidadas a compartilh­arem suas histórias de empreended­orismo feminino nas redes sociais com a hashtag #elasInvest­em.

Consulado existe há 17 anos e já beneficiou mais de 35 mil pessoas

 ??  ?? Adilia (dir.) acompanha feitura de seu mural pela artista Clara Leff (centro)
Adilia (dir.) acompanha feitura de seu mural pela artista Clara Leff (centro)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil