Folha de S.Paulo

MÚSICAS SEGUEM PADRÕES EM TODO O MUNDO, SUGERE ESTUDO

- Reuters

De canções de amor a músicas de dança e de ninar, as

músicas produzidas em culturas diferentes em todo o mundo exibem certos padrões universais, de acordo com um estudo que sugere pontos em comumnaman­eiracomoas­mentes humanas criam música.

O estudo, publicado na última semana na revista Science, concentrou-se em gravações musicais e registros etnográfic­os de 60 sociedades em todo o mundo —que vão desde grupos de escoceses até nômades de Nyangatom, na Etiópia, habitantes de florestas tropicais do Mentawai, na Indonésia, e descendent­es de escravos africanos no Suriname.

Constatou-se que a música é amplamente associada a comportame­ntos como cuidados com crianças, dança, amor, cura, casamentos, funerais, guerra, procissões e rituais religiosos.

Os pesquisado­res identifica­ram fortes semelhança­s nas caracterís­ticas musicais das várias culturas analisadas.

“O estudo dá credibilid­ade à ideia de que existe algum tipo de conjunto de regras para o modo como as mentes humanas produzem música em todo o mundo. E isso é algo que não podíamos testar até que tivéssemos muitos dados sobre música de muitas culturas diferentes”, disse Samuel

Mehr, pesquisado­r associado de psicologia em Harvard e principal autor do trabalho.

Luke Glowacki, professor de antropolog­ia da Universida­de Penn State e co-autor, disse que muitos etnomusico­logistas acreditava­m que os recursos de uma determinad­a peça musical eram mais fortemente influencia­dos pela cultura da qual ela originava.

“O que encontramo­s foi muito diferente”, afirmou Glowacki. “Em vez de a música ser modelada principalm­ente pela cultura de que é originária, a função social da peça influencia suas caracterís­ticas de forma muito mais marcante.”

“As músicas de dança soam de certa modo em todo o mundo porque elas têm uma função específica. Canções de ninar ao redor do mundo soam parecidas porque têm função específica. Se a música fosse inteiramen­te moldada pela cultura e não pela psicologia humana, não se esperaria que essas semelhança­s surgissem em culturas tão diversas”, afirmou Glowacki.

 ?? Russell Cheyne/Reuters ?? Garoto com gaita de fole em evento na Escócia
Russell Cheyne/Reuters Garoto com gaita de fole em evento na Escócia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil