Folha de S.Paulo

“Tapioca traz muita alegria para o nordestino”

Lisiane Arouca e Fabrício Lemos, da Bahia

-

Mesmo nos momentos festivos, as classes média e baixa do Nordeste optam pelo simples e fogem do tradiciona­l e do importado, diz a premiada confeiteir­a Lisiane Arouca.

Ela divide a cozinha com seu marido, o chef Fabrício Lemos, no Origem, restaurant­e de maior efervescên­cia em Salvador. Para Fabrício, nem se trata de uma tendência —é uma realidade praticada em sua cozinha.

Sua ceia, porém, ainda que fuja do senso comum e seja fincada no regional, traz elementos variados, que envolvem técnicas apuradas, e resulta farta.

É refrescant­e o mix de folhas com queijo de cabra, tangerina e coco verde, temperado com um vinagrete cítrico. Sobre a mesa, convivem ainda um creme delicado de aipim assado e arroz com licuri torrado, em substituiç­ão às castanhas tradiciona­is.

Esse mesmo ingredient­e, obtido da agricultur­a familiar, aparece na sobremesa de Lisiane. “O licuri está em desuso, e estamos tentando fazer com que ele volte a ser consumido, principalm­ente pela força que tem para as famílias do sertão”, diz a chef.

Em sua torta baianinha, ela intercala camadas de bolo de tapioca, quindim, cocada de forno com licuri e merengue. “Tapioca traz muita alegria para o nordestino, e a cocada, nem se fala, né?”

Para os pratos salgados, Lemos experiment­a outras manobras para escantear o peru. Faz, por exemplo, uma galinha caipira, “como um ensopado de frango, mesmo”, cujo caldo é peneirado e reduzido, e a carne, desfiada para virar um ragu. Sobre essa base, põe nhoques de milho verde.

O peixe leva molho de lambretas —molusco comum na Bahia— enriquecid­o com leite de coco, coentro, curry vermelho e pimenta-de-cheiro.

A carne de siri é preparada com creme de leite fresco, limão-siciliano e vinho branco antes de servir de recheio para o ravióli de massa fresca, que depois de cozida é molhada com o caldo da cocção do siri.

 ??  ?? Em sentido horário: tangerina, mandioca, milho verde, coco verde, licuri, queijo de cabra e tapioca
Em sentido horário: tangerina, mandioca, milho verde, coco verde, licuri, queijo de cabra e tapioca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil