A ‘no­va era’ es­tá cheia de zum­bis

Folha de S.Paulo - - Primeira Página - Al­va­ro Cos­ta e Sil­va

Ca­dá­ve­res do pas­sa­do, que o país pen­sa­va te­rem si­do en­ter­ra­dos, vol­tam co­mo zum­bis pa­ra se jun­tar a no­vas as­som­bra­ções. O in­te­gra­lis­mo da dé­ca­da de 1930 res­sur­giu com o le­ma “Deus, Pá­tria e Fa­mí­lia”, de­fen­di­do pelo no­vo par­ti­do de Bol­so­na­ro.

rio de ja­nei­ro Um gru­po in­va­diu a Igre­ja Sa­gra­do Co­ra­ção de Jesus, no bair­ro da Gló­ria, pa­ra im­pe­dir a re­a­li­za­ção de uma mis­sa em ho­me­na­gem ao Dia da Consciênci­a Ne­gra. Eram cer­ca de 20 pes­so­as, as mu­lhe­res usan­do véu e os ho­mens ter­nos, que di­zi­am per­ten­cer ao Cen­tro Dom Bos­co. Co­mo o pa­dre não in­ter­rom­peu a ce­rimô­nia, eles co­me­ça­ram a re­zar al­to o ter­ço em la­tim, a fil­mar com ce­lu­la­res e a de­bo­char dos pre­sen­tes —um de­les le­vou um ta­pa. Re­pi­to: tu­do is­so acon­te­ceu den­tro da igre­ja.

É ce­na ba­nal na “no­va era”. Ca­dá­ve­res do pas­sa­do, que o país pen­sa­va te­rem si­do en­ter­ra­dos, vol­tam co­mo zum­bis pa­ra se jun­tar a no­vas as­som­bra­ções. O in­te­gra­lis­mo de ex­tre­ma di­rei­ta da dé­ca­da de 1930 res­sur­giu com o le­ma “Deus, Pá­tria e Fa­mí­lia”, de­fen­di­do pelo no­vo par­ti­do de Bol­so­na­ro, Ali­an­ça pelo Bra­sil — adep­tos já o ape­li­da­ram de “Três Oi­tão”, re­fe­rên­cia ao ca­li­bre do re­vól­ver que tem o mes­mo nú­me­ro da fac­ção po­lí­ti­ca.

O epi­só­dio da Gló­ria lem­brou o Cen­tro Dom Vi­tal, fun­da­do em 1922 por Jackson de Figueiredo, um mís­ti­co que acre­di­ta­va ter si­do es­co­lhi­do pa­ra le­var a Igre­ja ao po­der, usan­do a di­vi­sa “A or­dem é su­pe­ri­or à li­ber­da­de”. Pa­ra con­se­guir o ob­je­ti­vo, não ha­via pro­ble­ma em atro­pe­lar a Cons­ti­tui­ção. Tam­bém se ba­tia por uma ar­te que, “pa­ra ser re­al­men­te ar­te, tem que ser mo­ral, tem que ser ca­tó­li­ca”. Al­guém pen­sou em Ro­ber­to Al­vim, atu­al se­cre­tá­rio da Cultura?

Em 1928 Jackson de Figueiredo mor­reu afo­ga­do. Dra­ma­ti­ca­men­te, an­tes de su­mir na praia da Jo­a­tin­ga, fez o si­nal da cruz. Seu de­lí­rio, ho­je, vi­rou a re­a­li­da­de.

Sob Bol­so­na­ro, a re­li­gião man­da e des­man­da no pro­ces­so de po­lí­ti­cas pú­bli­cas, trans­gre­din­do o ca­rá­ter lai­co do Estado. Pres­si­o­na­do pa­ra li­be­rar os cas­si­nos, o pre­si­den­te tem de pe­dir aval aos evan­gé­li­cos. Co­men­ta-se que par­te do bis­pa­do é con­tra: os fiéis po­de­ri­am se es­que­cer de pa­gar o dí­zi­mo pa­ra fa­zer uma fe­zi­nha na ro­le­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.