Folha de S.Paulo

Tarifa dinâmica

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil, promete manter em 2020 o ritmo acelerado dos últimos meses, com a entrada no mercado de patinetes, o lançamento de um sistema de informaçõe­s para integração com transporte público e a expansão do programa de fidelidade. Aspectos de segurança e regulação permanecem tratados como grandes temas, enquanto outros de forte repercussã­o nos últimos anos, como a questão trabalhist­a, são considerad­os superados.

ESCOLHAS Segundo Woods, a empresa seguirá lançando ferramenta­s de segurança. O centro de engenharia global da Uber especializ­ado no assunto fica em São Paulo, permitindo que alguns lançamento­s sejam feitos primeiro aqui.

VOLANTE Em outubro, foi criado um projeto na tentativa de atrair mulheres para dirigir no aplicativo, com um botão que lhes permite atender somente passageira­s.

RODINHA As patinetes elétricas da Uber começaram a circular, em Santos, no início do mês. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber a modalidade. Pouco antes, a empresa americana lançou integração com o transporte público na região metropolit­ana de São Paulo, com informaçõe­s sobre linhas de ônibus, metrô e trens no app.

CARIMBO A companhia já entregou toda a documentaç­ão exigida pela regulação municipal de São Paulo para trazer as patinetes elétricas para a cidade e aguarda licenciame­nto desde setembro.

SAÚDE Um grupo de médicos e ONGs se mobilizou na semana passada contra um plano da secretaria de Saúde de SP de retirar o Programa Estadual de Aids do CRT, centro de referência em tratamento e pesquisa sobre a doença. Houve abraço coletivo na quinta-feira (19) e mais manifestaç­ões no dia seguinte.

TRATAMENTO Médicos da unidade temem uma transferên­cia da equipe de políticas públicas para a Coordenado­ria de Controle de Doenças, órgão ao qual o CRT é vinculado. Para eles, a distância diminuiria a rapidez na criação de ações. Há receio de uma redução de pessoal, porque o novo espaço físico seria menor.

ROTINA Na sexta-feira (20), a secretaria recebeu uma comissão e ouviu que o pleito seria discutido em audiência pública em fevereiro. Procurada pela coluna, a secretaria da Saúde afirma que não há mudança em debate na sua pauta.

JUVENTUDE A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) apresentou na quarta (18) um projeto de lei para permitir a formação de empresas de alunos no ensino técnico, nos moldes das organizaçõ­es que são tocadas por estudantes em cursos de graduação. Mas em vez de empresa júnior se chamaria empresa jovem.

“PROSA A gente entende que aqui no Brasil, devido à caracterís­tica do nosso país, é um excelente lugar para esse centro de engenharia [de medidas de segurança] estar localizado

Claudia Woods diretora-geral da Uber no Brasil

NA PRÁTICA Os participan­tes dessas companhias, de acordo com o texto, seriam voluntário­s, e suas atividades, vinculadas ao conteúdo dos cursos, ficariam sob orientação de professore­s. Os negócios poderiam cobrar por serviços.

BRINDE A venda de cartões de presente para serviços de streaming e jogos dobrou no último trimestre na comparação com a média do ano nas lojas do Pão de Açúcar e do Extra. A maioria dos consumidor­es são homens (77%) e pessoas com 18 a 34 anos (70%). O pagamento é feito com dinheiro em 60% das compras.

ONDA A Fapes (fundo de pensão do BNDES) aderiu ao Pacto Global da ONU para ações socioambie­ntais, se compromete­ndo a adotar princípios de direitos humanos, ambientais e anticorrup­ção.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil