Folha de S.Paulo

Um por todos

- Mariana Carneiro (interina) painel@grupofolha.com.br

Colegas de magistratu­ra da juíza Selma Arruda (PodeMT) indicaram a ministros do Supremo que estão dispostos a provocar novo constrangi­mento à senadora, que teve mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Eles querem saber se a “Moro de Saias”, apelido que a consagrou, usou o posto para se promover na eleição. Se for o caso, acreditam que Selma deve perder o direito à aposentado­ria, até para mostrar aos que tenham pretensões políticas quais são os limites da atuação no cargo.

fins e meios

A senadora foi cassada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por crimes de caixa 2 e abuso de poder econômico durante a campanha de 2018. Paralelame­nte à ação, a parlamenta­r já responde a uma reclamação no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que pede justamente a cassação de sua aposentado­ria.

fins e meios 2

O questionam­ento ao conselho alega que Selma usou o cargo para fins políticos. A então juíza conseguiu se aposentar em 27 de março de 2018, menos de um mês antes do prazo limite que ela tinha para se filiar a um partido, em 7 de abril. O caso ainda não teve desfecho. Ela nega as acusações.

ícaro

A ideia de juízes de Mato Grosso seria provocar a corregedor­ia do tribunal do estado para que se manifeste sobre a atuação de Selma e a legalidade de sua aposentado­ria ou enviar nova contestaçã­o ao CNJ. Integrante­s do STF acreditam que, se comprovado que ela se aproveitou da função, seria possível puni-la.

limites

Ex-integrante­s do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciá­ria dizem não ver impeditivo­s legais para Jair Bolsonaro conceder o indulto de Natal a agentes de segurança que tenham cometido crimes culposos. Reforçam, porém, que o decreto não alcançaria todos os policiais que o presidente queria perdoar.

limites 2

Bolsonaro disse, mais de uma vez, que gostaria de dar o perdão da pena a policiais responsabi­lizados pelo massacre de Eldorado de Carajás e pela morte do pedreiro Amarildo, mas ambos os casos seriam barrados pela Constituiç­ão. No primeiro, porque os envolvidos respondem por crimes hediondos, e no segundo, por tortura.

cross fit

Técnicos do Ministério da Justiça dizem que a equipe jurídica do governo teve de fazer uma ginástica para inserir no texto policiais beneficiad­os pelo indulto.

na mira

A CPMI das Fake News começará 2020 decidindo se convocará para prestar depoimento­s os ex-presidente­s Lula e Dilma Rousseff, além do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente. A votação dos requerimen­tos sobre a ida deles ao Congresso está na pauta da primeira sessão da comissão, em fevereiro.

futuro duvidoso

Hoje, senadores não arriscam placar sobre as convocaçõe­s. A avaliação é que a comissão está dividida. E mais: não se sabe se o deputado Eduardo Bolsonaro (SP) será mantido na liderança do PSL em 2020. A troca dele pode defenestra­r os quatro bolsonaris­tas que representa­m a sigla na comissão e alterar a balança no colegiado.

não deu

Movimentos de esquerda comemorara­m o fato de Eduardo Bolsonaro ter encerrado sua gestão como presidente da Comissão de Relações Exteriores sem conseguir aprovar acordos de cooperação militar e científica com Israel, sua bandeira. PT e PSOL obstruíram as reuniões convocadas na última semana.

tô nem aí

Líderes petistas dizem não fazer diferença a decisão de Bolsonaro de não reverberar provocaçõe­s de Lula, como o próprio presidente destacou no sábado (21). No início do ano, eles pretendem reforçar o discurso que pinta o governo como antidemocr­ático e responsáve­l pelo aumento da desigualda­de social.

no lápis

Para não ser acusado de apenas provocar adversário­s, o PT quer apresentar logo no primeiro semestre suas propostas de reforma tributária e de geração de emprego.

você por aqui?

A empresa de iluminação pública FM Rodrigues, envolvida em suspeitas de fraude em licitação da Prefeitura de São Paulo, é uma das favoritas no certame aberto neste mês pela Prefeitura de Salvador. O negócio, de R$ 92,1 milhões, é para manutenção e modernizaç­ão da rede de iluminação da cidade, gerida pelo prefeito ACM Neto (DEM).

Com preço da carne bovina nas alturas, deveremos perder lugar no pódio de maiores consumidor­es per capita do mundo

Da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), sobre a alta de 18% no preço da carne e o consequent­e aumento na inflação oficial neste final de ano com Julia Chaib, Daniel Carvalho e Carolina Linhares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil