Folha de S.Paulo

Revival petista

- Bruno Boghossian

brasília Nas últimas eleições municipais, o PT perdeu mais de metade de suas prefeitura­s. Dos 638 postos de 2012, o partido ficou com 254 em 2016. O fracasso foi, em parte, um efeito da onda que derrubou Dilma Rousseff. No ano que vem, a temperatur­a do antipetism­o, que marcou o cenário político desde o impeachmen­t, será testada novamente.

O cenário permanece nebuloso, com o poder de decisão concentrad­o nas mãos de Lula. O ex-presidente, aliás, tem dado sinais contraditó­rios. Já apontou que deve apoiar candidatos de outras legendas em cidades estratégic­as para oxigenar os quadros da esquerda, mas também passou a estimular veteranos do PT, associados a esses nomes.

Apesar de ter dado palanque para a ascensão de nomes como Fernando Haddad e o governador baiano Rui Costa, o partido tropeçou em seus planos de renovação interna. Basta ver a dificuldad­e dos petistas em encontrar um candidato óbvio para a Prefeitura de São Paulo.

Diante da hesitação do próprio

Haddad, derrotado com apenas 17% dos votos na última disputa, Lula fez acenos à ex-prefeita Marta Suplicy — que deixou o PT em 2015, concorreu à prefeitura no ano seguinte e ficou em quarto lugar, com 10% dos votos.

O movimento combina com a estratégia de polarizaçã­o que o ex-presidente adotou desde que saiu da cadeia, em novembro. Marta pode ser candidata ou se filiar a outra sigla para ser vice de Haddad. Sua entrada na corrida seria o revival de uma personagem ainda identifica­da com o PT e com a base social da legenda.

Uma indicação semelhante pode ser vista no Rio, segunda maior cidade do país. Marcelo Freixo (PSOL) espera o apoio dos petistas, mas Lula disse a aliados que o partido reforçaria sua marca se lançasse um nome próprio. A candidata seria Benedita da Silva, quadro histórico da sigla.

A rejeição ao petismo marcou as duas últimas eleições, mas Lula parece interessad­o em explorar marcas do partido em algumas cidades para recuperar seu capital político, mesmo que não vença essas disputas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil