Folha de S.Paulo

Criatura ou criador

- Mariana Carneiro (interina) painel@grupofolha.com.br com Julia Chaib e Daniel Carvalho

Logo após Jair Bolsonaro sancionar o juiz das garantias, Sergio Moro disparou mensagens e demonstrou estar decepciona­do. Para a cúpula do Congresso, o ministro passou por cima de tentativa do presidente de proteger seu filho Flávio e, ao bradar contra a decisão, tentou fazer valer a força de sua popularida­de, dando munição à plateia virtual à qual Bolsonaro é tão sensível. Parlamenta­res avaliam que Moro entrou em terreno pantanoso e como, resposta, recebeu recado de quem é que manda.

teus sinais Senadores alinhados ao ministro avaliam que Bolsonaro agiu de caso pensado para enfraquece­r Moro ao manter trecho para o qual ele defendia o veto. A sombra do ex-juiz, que tem 53% de ótimo bom contra 30% do presidente, no Datafolha, incomodari­a o mandatário, que teme uma ameaça em 2022.

colheita Bolsonaro segue alvo de ataque nas redes sociais por causa de sua decisão. A resposta do presidente a um internauta no Facebook, em que diz ser inconstitu­cional a lei que ele próprio sancionou, surpreende­u ministros do STF, parlamenta­res e inquilinos do Planalto.

não segura a onda Deputados entendem que, com a mensagem, Bolsonaro acenou a seu eleitorado na tentativa de se blindar de ainda mais críticas. Dizem que, se realmente pensasse que o trecho fere a Carta, bastaria tê-lo vetado.

não segura a onda 2 Apesar de críticos ao juiz das garantias, até mesmo auxiliares jurídicos do presidente acreditam que a figura está nos limites da Constituiç­ão.

foice Senadores que vão brigar no Supremo pela inconstitu­cionalidad­e da medida alegam que houve invasão do Legislativ­o em uma competênci­a exclusiva do Judiciário. A ação, porém, enfrentará resistênci­as no Supremo. Ao menos cinco ministros da corte são a favor da lei.

dono da bola A tentativa de o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) regulament­ar a aplicação da criação do juiz de garantias não é um consenso entre atuais e ex-ministros de tribunais superiores. Para Marco Aurelio, do STF, cabe ao governo editar um decreto estabelece­ndo os limites da atuação dos magistrado­s.

dono da bola 2 Gilson Dipp, ex-presidente do STJ, acredita que é atribuição do Congresso editar nova lei prevendo os efeitos da atuação da atuação da nova figura jurídica.

até o último minuto Sem ter cumprido a promessa de liberar todo o valor de emendas combinado com parlamenta­res em troca da aprovação da reforma da Previdênci­a neste ano, R$ 20 milhões por deputado, o governo se esforça para para liberar recursos no apagar das luzes.

até o último minuto 2 Nesta quinta (26), o general Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), reuniu-se com Gustavo Canuto (Desenvolvi­mento Regional), para empenhar todas as emendas previstas no orçamento da pasta.

mar morto A dificuldad­e em garantir o dinheiro desanimou congressis­tas que costumam fazer romaria a ministério­s, entre Natal e Ano Novo, para assegurar recursos para seus redutos eleitorais. “Pescaria improdutiv­a”, disse um líder que desistiu de tentar alguma ajuda em Brasília.

volante As emendas que estão sendo empenhadas por Moro neste final de ano têm como foco ações na segurança pública que poderiam dar palanque aos parlamenta­res, como compra de armamentos. Em 2020, o ministro espera convencêlo­s a investir em inteligênc­ia.

fora do ar As chances de prosperar no Legislativ­o qualquer endurecime­nto das regras para outorga e renovação de rádios e TVs são mínimas. Congressis­tas lembram que as principais lideranças de DEM, MDB e PSDB são detentoras de emissoras.

com quem será? Hoje, a maioria do PT do Recife defende apoiar o deputado João Campos (PSB) para a prefeitura da capital no lugar de lançar a prima dele, Marília Arraes (PT), dizem petistas.

fiel da balança A decisão sobre uma aliança ou não entre o PT e o PSB são tratadas com cautela por líderes petistas. Pernambuco é considerad­o estado chave na manutenção da aliança nacional entre os dois partidos.

Não é à toa que a cultura esteja sob ataque. Quanto mais autoritári­o o governo, mais incisiva na busca por liberdade será a arte

Do deputado Túlio Gadelha (PDT-PE), sobre ataque à sede do programa Porta dos Fundos após episódio que retrata Jesus como homossexua­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil