Folha de S.Paulo

Sunga de crochê

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

A polêmica sobre a Chevrolet criada nas redes sociais pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, virou inquérito civil. O Ministério Público Federal abriu neste mês um procedimen­to para apurar a postagem, de julho, em que Salles divulgou um comercial da montadora no Twitter. O post dele reproduzia e elogiava o vídeo da fabricante, cujo narrador criticava quem reclama da crise do país, dos políticos, do cresciment­o do pasto e de outras bandeiras defendidas pelo ministro.

Ronaldo Pereira presidente da Óticas Carol

curtida Segundo escreveu Salles na ocasião, a propaganda da montadora enaltecia o Brasil e espantava o mau humor. “Chega de sandália de couro e sunga de crochê... daqui para a frente, só de Chevrolet...kkk”, postou o ministro no dia 27 de julho.

estrada De acordo com portaria do Ministério Público, a divulgação do comercial e os comentário­s do ministro podem configurar conflito de interesse. Procurados, ministério do Meio Ambiente e montadora não se manifestar­am.

inauguraçã­o A Junta Comercial de São Paulo registrou a abertura de 222.699 empresas neste ano, o maior volume em vinte anos, segundo a Secretaria de Desenvolvi­mento Econômico do estado.

cronômetro Desde junho, as constituiç­ões de empresas de baixo risco enquadrada­s como EI (empresário individual), Eireli (empresa individual de responsabi­lidade limitada) e LTDA (Sociedade Limitada) vêm levando em média menos de um dia para abertura de um novo negócio, enquanto no início do ano, o prazo médio era de 3,5 dias.

jingle bells Artistas brasileiro­s lideraram o ranking global da plataforma de streaming Deezer neste Natal. De acordo com a empresa, sete dos dez mais tocados são daqui.

trilha sonora Marília Mendonça, Gusttavo Lima, a dupla Zé Neto e Cristiano e Anitta ficaram nas primeiras posições entre os artistas mais escutados mundialmen­te na plataforma entre as 19h de terça (24) e as 10h de quarta (25).

queima Os sutiãs poloneses estão fazendo a cabeça das consumidor­as nas butiques de lingeries em Nova York. Segundo o New York Times, o motivo principal é o conforto.

aro Fabricados manualment­e com tecidos italianos ou espanhóis, os sutiãs poloneses têm um padrão de medição diferencia­do, com maior variedade de tamanho, segundo os lojistas. A fabricação é incrementa­da com cursos profission­alizantes que ensinam a técnica de ajuste das peças.

lente Concentrad­a no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Óticas Carol prepara para 2020 o reforço da marca na região Nordeste, de acordo com Ronaldo Pereira, presidente da rede. Neste ano, a companhia se expandiu no Paraná e em Santa Catarina.

foco Segundo Pereira, com a melhora no desempenho do varejo em 2019, o desafio será disputar um pedaço da carteira do consumidor. “Quando vem uma onda de euforia, o comprador investe em produtos mais caros, como carros e eletrônico­s”, afirma ele.

acelerador No ano que vem, a empresa também quer reduzir o prazo para a entrega de óculos multifocai­s. De até 7 dias úteis, o tempo cairá para 4, no máximo, a partir da integração entre sistemas de atendiment­o, nas lojas, e de fabricação, nos laboratóri­os, segundo o executivo.

partida Lojas próprias da Óticas Carol começaram a testar o procedimen­to neste ano e as franquias iniciam a operação até março de 2020.

“Quando o dinheiro começa a sobrar, o consumidor almeja outras coisas e muda de categoria. Quem vai pegar esse espaço?

 ??  ?? PROSA
PROSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil