Folha de S.Paulo

O que fazer quando a barriga fica estufada depois de comer muito?

- saude@grupofolha.com.br

são paulo É um clássico natalino e de final de ano: se jogar na comida durante a ceia de Natal ou Ano-Novo e, imediatame­nte e até no dia seguinte, sentir a barriga estufada e a vontade de só ficar deitado.

Infelizmen­te, não tem uma solução mágica para resolver essa sensação incômoda —duvide quando algum problema de saúde tiver resposta milagrosa.

Para se sentir melhor, a solução é apostar numa alimentaçã­o mais leve no dia seguinte, recheada de saladas e frutas e com pouca proteína e carboidrat­os.

Chás também podem dar uma mãozinha, mas nada que seja imediato, diz Daniela Cierro Ros, vice-presidente da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição).

“Tudo faz parte de um equilíbrio. Se você faz cocô todo dia, se está bem hidratado e eliminando o xixi normalment­e, tudo isso contribui. De um dia para o outro é melhor não se pesar e depois falar que ganhou peso porque comeu muito”, diz Ros.

Segundo a especialis­ta, se você come grandes quantidade­s de sódio e açúcar, por exemplo, é normal sentir a sensação de estar estufado em seguida. O mesmo vale para bebidas alcoólicas.

A sensação, contudo, é em grande parte traduzida em inchaço, não necessaria­mente em peso.

Essa preocupaçã­o com o peso é outro ponto quase tradiciona­l dessa época do ano e com a qual devemos ter cuidado, segundo Ros.

A especialis­ta diz que não se deve praticar o “terrorismo” alimentar nas festas de fim de ano. Isso quer dizer que não é necessário deixar de comer as comidas típicas, servidas apenas nesta época, e que o fato de estar comendo a mais nesses dias específico­s não significa sair da dieta cotidiana. “Dá para passar comendo de tudo um pouco”, diz.

Uma das dicas é fazer um único prato e colocar um pouco de cada alimento.

Outra dica é se manter sempre bem hidratado. Ros diz que consumir a quantidade certa de líquidos ajuda a controlar a fome.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil