Folha de S.Paulo

São tantas emoções

- com Filipe Oliveira e Mariana Grazini Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

A Mercedes-Benz entra em 2020 sem previsão de novas contrataçõ­es no Brasil, segundo Philipp Schiemer, presidente da empresa no país. Ele ressalva que neste ano já foram criadas mais de 1.400 vagas por aqui, mas diz que a preocupaçã­o é a falta de perspectiv­a na exportação para a Argentina. Para Schiemer, em 2019 não faltou emoção. A combinação de baixa competitiv­idade na exportação, novo governo argentino e crises de Chile, Venezuela e Bolívia não o agrada, afirma.

otimista demais Animado com o mercado interno, Schiemer afirma que as demissões globais da Daimler, controlado­ra da marca, não devem afetar a produção no Brasil. Em novembro, a fabricante anunciou que cortará mais de 10 mil postos em dois anos. Cerca de 50 mil cortes já haviam sido registrado­s.

momento lindo O executivo avalia que o mercado interno se expandiu com a reforma da Previdênci­a, mas afirma que a condição para manter o ritmo de cresciment­o é que o governo siga com as aprovações.

fé que me faz “O governo está indo na direção correta, mas gostaríamo­s que tivesse mais velocidade”, afirma ele.

detalhes Schiemer tem participad­o de discussões com o Congresso sobre o desenvolvi­mento de veículos elétricos, mas afirma que o país precisa ser mais racional. “O Brasil tem pouco recurso. Tem que pensar bem onde gastar. Sou totalmente favorável ao desenvolvi­mento sustentáve­l, mas acho que há prioridade­s.”

estampido A venda de fogos de artifício que fazem barulho, como os rojões, caiu 40% neste ano na Fogos Xingu, segundo o dono da empresa, Vralden Porto. O empresário atribui o resultado ao crescente movimento de prefeitura­s que têm decidido proibir os fogos ruidosos.

pólvora Além de fabricante, a Xingu presta serviços de pirotecnia em eventos, alternativ­a que cresceu no portfólio da empresa. No ano passado, ela participou do Lollapaloo­za. Para os shows de fogos desta virada, Porto afirma ter contratado mais de 500 funcionári­os temporário­s.

mentira A Anac foi vítima de fake news na semana passada. A agência foi alertada de que um email atribuído ao Registro Aeronáutic­o Brasileiro foi enviado para alguns de seus regulados comunicand­o sobre uma falsa criação de taxas para a análise de processos sobre matrículas de aeronaves.

fantasma De acordo com a Anac, as mensagens fraudavam nomes e timbres oficiais da agência. Para a criação de taxas de fiscalizaç­ão da aviação civil é necessária a edição de uma nova lei federal.

cofre Ao abrir uma conta, a maioria dos consumidor­es (61%) ainda prefere grandes bancos nacionais e 11% optam pelos regionais, segundo pesquisa da empresa Toluna com 600 brasileiro­s. A escolha por instituiçõ­es financeira­s digitais é predominan­te na faixa etária de 18 a 34 anos.

“O mercado de veículos tem sido muito disputado e tem sofrido nos últimos anos. Vai precisar de investimen­to para atender as novas demandas

Philipp Schiemer presidente da Mercedes-Benz no Brasil e na América Latina

tela Os aplicativo­s são mais usados para interagir com os bancos (43%), enquanto 25% dos entrevista­dos preferem os sites das instituiçõ­es na internet e 16% vão às agências.

buzina O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, disse ao Financial Times que considera obrigar empresas de transporte privado, como Uber e Lyft, a usar carros elétricos no futuro. A ideia faz parte do plano de tornar cidade neutra em emissão de carbono até 2050.

tomada O projeto do prefeito de Los Angeles inclui a aquisição de mais ônibus elétricos para a frota da cidade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil