Folha de S.Paulo

Terreiro influente da BA, Ilê Axé Opô Afonjá escolhe nova ialorixá

- João Pedro Pitombo

salvador Ana Verônica Bispo dos Santos, 53, a Ana de Xangô, foi escolhida neste sábado (28) em Salvador a nova líder religiosa do Ilê Axé Opô Afonjá, um dos terreiros de candomblé mais influentes do Brasil.

Ana de Xangô é pedagoga e professora em uma escola particular da capital baiana. A ialorixá sucede Maria Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi.

Sacerdotis­a do terreiro desde 1976, Mãe Stella de Oxóssi era uma das ialorixás mais importante­s do país e morreu em dezembro de 2018, aos 93 anos.

Mãe Stella dedicou 80 anos da vida ao candomblé e comandou durante 42 anos Ilê Axé Opô Afonjá. Enfermeira, ela também era escritora e tornou-se uma referência nas lutas contra a intolerânc­ia religiosa e o racismo no país.

Mãe Ana de Xangô é a sexta ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá. Ela não tem laço de parentesco com a antecessor­a, mas foi iniciada no candomblé há 31 anos pela própria Mãe Stella de Oxóssi.

No Ilê Axé Opô Afonjá, a sucessão não segue a linha familiar: são os orixás, através do jogo de búzios, quem escolhem a nova ialorixá. Foi assim que Mãe Stella foi escolhida sacerdotis­a em 1976, mesmo não sendo parente de Mãe Ondina nem de sua antecessor­a, Mãe Senhora.

Fundado em 1910 por Mãe Aninha, o Opô Afonjá é um dos terreiros mais antigos do país. Foi frequentad­o por baianos ilustres como Jorge Amado e Dorival Caymmi, além do artista plástico argentino Carybé e do fotógrafo francês Pierre Verger, radicados na Bahia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil