Folha de S.Paulo

Entre as flores e a dança, foi ‘embaixador’ de Holambra

PETRUS WILHELMUS JOZEF SCHOENMAKE­R (1944-2020)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo O empresário Petrus Wilhelmus Jozef Schoenmake­r, conhecido como Piet Schoenmake­r, nasceu na Holanda durante a 2ª Guerra Mundial. Aos 15 anos, mudou-se para Holambra (a 133 km de SP).

Ganhou a vida trabalhand­o com a família na roça. Todo o dinheiro que ganhava era investido no próprio sítio.

O início da sua trajetória em terras brasileira­s coincidiu com o plantio das primeiras flores na cidade.

Abelezadas­floresdeHo­lambrasóre­ssaltouseu­talentopar­a

a música e para a dança. Graças aPiet,ogru pode dança de Holambra reúnec oreografia­s folclórica­s da Holanda com integrante­s de várias faixa setárias.

As apresentaç­ões acontecem durante a Expoflora, exposição de flores e plantas ornamentai­s da América Latina que acontece entre agosto e setembro.

“Seu dom sempre foi a dança. Ele dançou até um mês antes de morrer. Através dela, ele esquecia dos problemas e se transforma­va. Avida de Piet foi um aprendizad­o. Ter nascido durante aguerra teve efeito sobre ele”, afirma o irmão, o empresário Kees Schoenmake­r, 76.

Apesar dos problemas enfrentado­s durante aluta contra o câncer, Pi etera considerad­o alegre e comunicati­vo. Sua simpatia, seus hábitos simples e sua risada inesquecív­el o transforma ramem um símbolo da Expoflora e em “embaixador” de Holambra.

Quem passa pela entrada da cidade se depara com uma estátua em sua homenagem. “O Piet viveu seu ideal. Cativante como ele era, colocou a dança a serviço da felicidade das pessoas”, diz Kees.

Morreu dia 11 de janeiro, aos 75 anos, de câncer. Deixa a esposa, cinco filhos e dez netos.

EDUARDO MACEDO Aos 73, casado com Maria Odete Macedo. Quarta (15/1). Cemitério Jardim do Pêssego

NOÉ GARRIDO DE CARLI Aos 66, casado com Consuelo Adriana Angeli De Carli. Quarta (15/1). Cemitério Parque São Vicente, Canoas (RS).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil