Folha de S.Paulo

A importânci­a do flúor para os dentes

- Médico, vencedor dos prêmios Esso e José Reis de Divulgação Científica Julio Abramczyk

A aplicação de flúor para prevenção contra as cáries nos dentes já é bem estabeleci­da, principalm­ente em crianças.

O último número da Revista do Crosp (Conselho Regional de Odontologi­a de São Paulo) cita a implantaçã­o pioneira do bochecho fluoretado nas escolas primárias na década de 1970, feita pelo dentista Emil Adib Razuk. À época, Razuk era diretor do Serviço Dentário Escolar do Estado.

Nas escolas, o bochecho fluoretado era realizado semanalmen­te, resultando em queda de 36,8% das cáries nas crianças que participar­am do projeto.

Ao longo dos anos, o uso do flúor preventiva­mente também se revelou uma importante opção econômica para os serviços odontológi­cos governamen­tais de alguns países.

A professora Elizabeth Kay, da Plymouth University, Reino Unido, apresentou na Reunião Anual da Sociedade Britânica de Pesquisa Oral e Dental, em 2015, estudo demonstran­do que é economicam­ente viável e sensato prevenir a cárie dentária nas crianças.

Ela explica que cerca de 26 mil crianças entre cinco e nove anos são internadas por ano em hospitais ingleses para tratamento odontológi­co.

Essas internaçõe­s e seus custos poderiam ser evitadas desde que adotadas as boas rotinas de saúde bucal, disse.

Para Kay, os cuidados de saúde oral para as crianças valeriam a pena mesmo que custassem ao governo, por ano, 46 libras (cerca de R$ 282) por criança para escovar os dentes ou 62 libras (cerca de R$ 380) para aplicação de flúor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil