Folha de S.Paulo

A HORA É AGORA

Chegada de novos financiame­ntos também amplia opções para o comprador

-

AA queda dos juros, o momento econômico favorável e a estabiliza­ção dos preços criam um cenário ideal para quem planeja investir em imóveis ou está em busca de um apartament­o próprio.

O financiame­nto de imóveis, que atravessou quatro anos de baixa, voltou a subir. De janeiro a setembro de 2019, o número de unidades comerciali­zadas foi quase 70% maior do que no mesmo período de 2018.

Uma das boas notícias do mercado é a queda dos juros.

As taxas recuaram do patamar de 11% ao ano no início de 2017 para 8% ao ano atualmente, ajustando-se à queda da Selic, a taxa básica de juros da economia, que está em 4,5% ao ano.

E os bancos já revisam as contas para os financiame­ntos imobiliári­os —as taxas já estão próximas das mínimas históricas para os créditos tradiciona­is, geralmente atrelados à TR.

A Caixa Econômica Federal agora está autorizada a oferecer uma nova modalidade de financiame­nto, com contratos indexados a índices de preços, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

A taxa de juro anunciada vai de 2,95% + IPCA a 4,95% + IPCA. Com a inflação estável, o valor pode ficar abaixo de algumas linhas mais tradiciona­is, que oscilam entre 8,5% e 9,75%.

Segundo especialis­tas, a nova modalidade pode ser vantajosa para quem quer quitar o imóvel em um período curto.

O novo crédito também pode levar a parcelas mais baixas. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse ao “InfoMoney” que a queda deve ser de 51%, levando a uma diminuição da renda mínima exigida.

BONS PREÇOS

No mercado atual, os imóveis também estão com preços mais atrativos. E a recuperaçã­o da economia pode levar a um aumento da demanda, liquidando os estoques e levando ao aumento dos valores.

“Se tiver interesse na compra, compre agora, porque está barato”, afirmou Ricardo Teixeira, coordenado­r do MBA de gestão financeira da FGV, em entrevista ao “InfoMoney”.

 ?? Shuttersto­ck ?? Bom momento para comprar
Shuttersto­ck Bom momento para comprar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil