Folha de S.Paulo

Livros e cursos ajudam a tirar o empreendim­ento do papel

- Gilmara Santos

são paulo A falta de planejamen­to é o principal motivo que leva uma entre quatro empresas no Brasil a fechar antes mesmo de completar dois anos no mercado, segundo dados do Sebrae.

“É importante não deixar que o entusiasmo de abrir um negócio atropele o planejamen­to. Buscar ajuda nesse processo pode minimizar os riscos”, afirma Ricardo Mollo, da Faculdade Brain.

No mercado há diversos livros e cursos, gratuitos inclusive, que podem ajudar o futuro empreended­or nesta tarefa.

O professor Claudio Acosta, 42, se voltou aos livros de empreended­orismo quando decidiu largar a carreira na Faculdade Anhanguera em Bagé, no Rio Grande do Sul, para abrir a Maria Clean, de terceiriza­ção de limpeza, em 2015.

Quatro anos depois, ele segue adepto dos cursos de gestão, aos quais atribui parte do cresciment­o da empresa de 50% em 2019, na comparação com o ano anterior.

“Muitas pessoas acham que basta ter uma ideia e capital para ter sucesso em um negócio, mas não é bem assim. É necessário conhecimen­to para alcançar um bom resultado”, diz Acosta.

De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP Caio Ribeiro Monteiro, as áreas em que os empreended­ores costumam ter mais dificuldad­e são plano de negócios, finanças, marketing e legislação.

“É importante que a atualizaçã­o seja constante”, afirma.

Veja a seguir quatro livros e dez cursos para inspirar e ajudar quem quer abrir seu primeiro negócio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil