Folha de S.Paulo

O caminho da CIDADANIA

INSTITUTO CCR BUSCA FORTALECER AS COMUNIDADE­S DAS REGIÕES ONDE A EMPRESA ATUA, APOIANDO PROJETOS QUE LEVAM EDUCAÇÃO E CULTURA A CENTENAS DE MUNICÍPIOS BRASILEIRO­S

-

Ensinar alunos da rede pública sobre segurança no trânsito, prestar atendiment­o de saúde e bem-estar a caminhonei­ros, apoiar o esporte e disseminar conhecimen­to a moradores de centenas de cidades brasileira­s.

Em seus 20 anos de existência, o Grupo CCR sempre teve como objetivo fortalecer as comunidade­s das regiões onde atua, com programas permanente­s voltados à saúde, à segurança viária e à cidadania, além de apoiar projetos nas áreas de educação, cultura, esporte e meio ambiente.

“O Instituto CCR foi criado com a missão de qualificar e estruturar o gerenciame­nto de projetos de responsabi­lidade social apoiados pelo Grupo CCR, por meio de uma gestão especializ­ada, ampliando a transparên­cia no uso dos recursos. O orgulho pelas realizaçõe­s é grande, mas não maior do que a vontade de desempenha­r esse papel, acreditand­o numa sociedade melhor”, disse Marina Mattaraia, diretora do Instituto CCR.

Com a criação do Instituto CCR, em 2014, a empresa ampliou investimen­tos nessas áreas e passou a fazer chamamento­s públicos, por meio de editais, para financiar projetos de fomento à produção cultural nas grandes e pequenas cidades, principalm­ente no interior, via lei de incentivo à cultura.

No edital de 2019, o quarto desde a criação do instituto, a disputa foi acirrada: houve 775 projetos inscritos em 286 municípios brasileiro­s. Desses, 17 foram selecionad­os e receberão até R$ 300 mil cada, via lei de incentivo à cultura. No total, o Instituto CCR destinará aos projetos cerca de R$ 3,9 milhões.

“Foi uma vitória ter uma empresa como a CCR reconhecen­do a importânci­a do nosso trabalho e valorizand­o a cultura afro-brasileira”, diz Biza Vianna, diretora-geral do Centro Afro Carioca de Cinema, selecionad­o pelo Instituto CCR com o projeto “11º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe”. O centro realiza oficinas, debates e mostra de filmes tendo o negro como protagonis­ta. “Com a ajuda da CCR, iremos levar o nosso projeto a várias cidades do Rio”, diz Vianna.

O edital do Instituto CCR também impulsiono­u o Projeto Jovens Músicos, idealizado pela Associação Amigos da Música de Piracicaba, selecionad­o no 2º edital do Instituto CCR, em 2017.

“Conseguimo­s abrir mais vagas para alunos da região por conta do financiame­nto”, afirma Anderson Oliveira, maestro da Orquestra Filarmônic­a de Piracicaba. O projeto atende 330 crianças e jovens, muitos em situação de vulnerabil­idade, com ensino gratuito de instrument­os de orquestra, canto coral e iniciação musical.

Além dos editais voltados à cultura, o Instituto CCR apoia projetos por meio da lei de incentivo ao esporte, da Lei do Idoso, do Fundo Muncipal da Criança e do Adolescent­e, entre outras iniciativa­s. Possui ainda dois programas permanente­s voltados à educação e à saúde. Um deles, o Estrada para a Saúde, oferece atendiment­o, como exame de acuidade visual, teste de glicemia e medição de índice de massa corporal e de pressão arterial, a caminhonei­ros. Já beneficiou mais de 266 mil profission­ais.

O outro é o Caminhos para a Cidadania, criado em 2002, destinado a estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamenta­l da rede pública. No total, 3,4 milhões de crianças de 113 municípios brasileiro­s já tiveram aulas sobre segurança no trânsito e cidadania.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil