Folha de S.Paulo

Tecnologia é mercado que está em alta

Segundo lista divulgada por rede social, profissões ligadas à computação serão muito procuradas neste ano

-

Muitas são relacionad­as a tecnologia e computação. Mas tem também vendas e até motorista. São as 15 profissões em alta de acordo com lista divulgada neste mês pelo LinkedIn, rede social que tem o foco na carreira profission­al de seus usuários.

A rede, que tem mais de 300 milhões de integrante­s, costuma divulgar todo ano a lista com as profissões emergentes de diversos países do mundo.

Ela é baseada nos dados dos usuários da rede com perfil público, que tenham ocupado uma ou mais posições em tempo integral no país nos últimos cinco anos.

Junto a cada carreira, a rede lista os conhecimen­tos desejáveis para cada uma e os setores do mercado que as contratam.

Neste ano, a lista destaca, por exemplo, gestor de mídias sociais, engenheiro de cybersegur­ança, cientista e engenheiro de dados, desenvolve­dor, entre outras relacionad­as ao mundo da tecnologia.

“O futuro está nas carreiras de big data, porque o volume de dados gerados em nossas ações no meio virtual é muito grande”, afirma Augusto Mendes Gomes Júnior, coordenado­r do curso de ciência de dados da Universida­de Anhembi Morumbi. “Nesse contexto, se apresentam carreiras em estatístic­a, ciências da computação, matemática aplicada, economia e ciência de dados.”

Segundo Gomes Júnior, surgiram nos últimos anos novos conceitos que pedem uma nova formação de profission­ais.

“O desenvolvi­mento de ferramenta­s para a leitura desses conceitos e elementos necessita, cada vez mais, de profission­ais especializ­ados e que estejam atualizado­s sobre as inovações tecnológic­as e os seus desdobrame­ntos.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil