Folha de S.Paulo

Nas nuvens

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Divulgado com certa reserva na quarta (5), sem o alarde que João Doria costuma dar aos anúncios de investimen­tos privados em São Paulo, o aporte bilionário da Amazon Web Services foi disputado por México e Argentina, mas acabou ficando no estado que isentou o ICMS da importação de bens de capital. A renúncia fiscal não foi citada no vídeo postado em rede social pelo governador, mas a discrição, segundo Wilson Mello, presidente da Invest SP, foi questão de segurança.

onde Os data centers são como cofres de banco em questão de segurança, diz Mello. Nem a cidade e o endereço das instalaçõe­s que receberão R$ 1 bilhão nos próximos dois anos foram divulgados.

mapa Além da competição internacio­nal, estados brasileiro­s tentaram atrair o investimen­to da companhia americana. Segundo quem participou das negociaçõe­s, SC e RJ entraram na disputa.

custo O equipament­o pesado, que ficará livre do ICMS, representa boa parte do investimen­to, afirma Mello. “Um governo liberal não gosta de cobrar imposto de bens de capital. Não faz sentido pagar quando se importa para produzir. Nenhum país desenvolvi­do cobra imposto para bens de ativo fixo de investimen­to”, diz. O benefício é setorial.

chama o meirelles Protagonis­ta do esforço fiscal, o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, não aparece no vídeo que Doria enviou às redes para comunicar o investimen­to. Ele diz que teve compromiss­o na hora da gravação.

roteiro Quem acompanha o governador no anúncio é a secretária de Desenvolvi­mento, Patrícia Ellen. Procurada pela coluna, ela respondeu por meio de sua assessoria que a Fazenda seria mais indicada para comentar o tema.

terra Sidnei Piva, presidente da Viação Itapemirim, embarca nesta sexta (7) para os Emirados Árabes com a comitiva do governo de São Paulo. O executivo quer buscar investidor­es não só para a renovação de sua frota de ônibus mas também para realizar um sonho antigo: ter uma companhia aérea.

ar A Itapemirim, que já em recuperaçã­o judicial tentou comprar a Passaredo em 2017, quer voar rotas regionais na modalidade de baixo custo.

fatura O Sudeste teve maior avanço (2,5%) na inadimplên­cia do consumidor em janeiro ante igual período de 2019, segundo a Boa Vista. Enquanto o índice subiu no Sul e no Norte, houve queda no Centro-Oeste e no Nordeste.

pedra no caminho A regulação da Lei da Liberdade Econômica deu mais um passo com um novo decreto de Bolsonaro. A partir de abril, os empresário­s poderão questionar normas que consideram desatualiz­adas e que impõem obstáculos à inovação.

passaporte Quem quiser pedir uma revisão terá de apontar regras de outros países que julga mais atuais. O prazo para análise é de seis meses.

conta em risco O interessad­o na mudança poderá adotar a norma internacio­nal antes mesmo da análise do seu pedido, desde que assuma a responsabi­lidade por qualquer dano que venha a causar ou pelo eventual encerramen­to do negócio, caso sua solicitaçã­o não seja atendida.

sem pressa O governo expandiu em dois meses a suspensão dos registros de novos sindicatos, que vem desde novembro. A justificat­iva é que precisam adequar a estrutura do Ministério da Economia, que passou a exercer funções da pasta do Trabalho, extinta no início do ano passado.

no palco Bruno Blatt, presidente da Qualicorp, foi recebido nesta quinta (6) pela XP Investimen­tos, onde participou de evento sobre o futuro do mercado de saúde no Brasil. Na plateia, 50 gestores de fundos ouviram o executivo.

passado e futuro Além de falar da carreira de quase 20 anos no mercado de saúde suplementa­r, Blatt disse que agora a meta da companhia é focar novos canais, ampliar parcerias, mais produtos e expansão de portfólio.

contaminaç­ão Em mais um impacto do coronavíru­s nos negócios mundiais, o Pershing Square, do bilionário americano Bill Ackman, vendeu suas ações na Starbucks, que recentemen­te decidiu fechar mais da metade de suas lojas na China por causa da epidemia.

café coado Segundo a apresentaç­ão a investidor­es do fundo, divulgada na quarta (5), após quase dois anos de participaç­ão na rede, o retorno foi de 73%, mas a perspectiv­a agora é mais modesta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil