Folha de S.Paulo

Lituano é morto, e mulher é estuprada em Paraty

-

rio de janeiro Um turista lituano foi morto e sua mulher foi estuprada na manhã desta quinta-feira (6) na praia do Sono, em Paraty (RJ).

Um suspeito do crime, Edson Santos, 37, segundo informaçõe­s do G1, é morador da região e foi encaminhad­o para a 167ª DP, que investiga o caso.

Adam Zindul, 37, que chegou ao Brasil no dia 28 de janeiro, já estava morto quando equipes do 33º BPM (Angra dos Reis) chegaram ao local. Sua mulher foi socorrida e levada ao hospital de Paraty.

O turista foi assassinad­o a facadas por bandidos durante assalto a uma casa alugada por ele para passar as férias. Policiais encontrara­m Adam com os braços e as pernas amarrados em uma cadeira, e a cabeça coberta com um pano. Ele tinha várias marcas de ferimentos e sangue em volta do corpo. A Polícia Civil realizou uma perícia no local.

A mulher de Adam é brasileira, de São Paulo, e tem 35 anos. Eles eram recémcasad­os e estavam na casa alugada havia quatro dias.

De acordo com informaçõe­s do UOL, o delegado responsáve­l pelas investigaç­ões, Marcelo Russo, disse que a polícia chegou ao suspeito a partir de denúncias de vizinhos.

Ele diz acreditar que o suspeito entrou na casa para cometer violência sexual. “Está sendo feita perícia na casa, estamos ouvindo testemunha­s e recolhendo provas. O caso ocorreu ontem à noite. Quando a mulher abriu a porta do imóvel, ele [o criminoso] invadiu o local. Ele matou o homem para estuprar a mulher. Agiu de modo cruel, sem chance de defesa para a vítima. Sumiu um dinheiro da carteira da vítima apenas, mas o dinheiro da mulher continuou na bolsa, o quenosfaza­creditarqu­eoobjetivo­eraoestupr­o,enãoroubo.”

Segundo a Polícia Civil, o homem negou as acusações em depoimento.

A praia do Sono fica em região isolada, localizada a cerca de 27 km do centro de Paraty. O acesso é feito somente por meio de barcos ou trilhas. Turistas costumam acampar ou alugar casas na região.

Paraty é um dos principais destinos turísticos do RJ e palco da maior festa literária do país, a Flip, mas tem númeroelev­adodehomic­ídiosdesde meados dos anos 2000 e atingiurec­ordeem2016,com33casos­registrado­s.Diagnóstic­orealizado pelo Instituto Igarapé identifico­u dinâmica típica de gangues, com elevado protagonis­mo e vitimação de adolescent­es e lógica de vingança.

O Consulado da Lituânia em São Paulo informou, por email, que não irá se manifestar por enquanto.

 ??  ?? O lituano Adam Zindul, 37, que chegou ao Brasil no último dia 28 e foi morto a facadas em Paraty (RJ)
O lituano Adam Zindul, 37, que chegou ao Brasil no último dia 28 e foi morto a facadas em Paraty (RJ)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil