Folha de S.Paulo

Brasil perde jogo chave na disputa por vaga olímpica no basquete feminino

-

são paulo A seleção brasileira feminina de basquete ficou mais distante da classifica­ção para a Olimpíada de Tóquio-2020 ao ser derrotada por 91 a 89 por Porto Rico nesta quinta (6), pela primeira rodada do Pré-Olímpico Mundial de Bourges, na França.

O revés deixa o time comandado por José Neto em situação complicada. Três das quatro equipes da chave estarão no Japão, mas as próximas rivais serão Austrália e França, segunda e quinta colocadas do ranking da federação internacio­nal e portanto favoritas.

O Brasil está na 15ª posição da lista, e Porto Rico, na 23ª. Para que as brasileira­s fiquem com a vaga, terão que vencer pelo menos um dos jogos contra seleções bem mais fortes.

A equipe verde-amarela esteve na frente no placar a maior parte do tempo e tinha vantagem de oito pontos no início do último quarto, mas permitiu que as adversária­s passassem à frente. No fim, com empate de 83 a 83, o duelo foi para a prorrogaçã­o.

Nos cinco minutos extras, as comandadas de Neto iniciaram erráticas, reagiram, mas voltaram a se atrapalhar nos lances decisivos e acabaram derrotadas por dois pontos.

A porto-riquenha Jennifer O’Neill foi o destaque do duelo, com 30 pontos. Pelo Brasil, a ala/pivô Damiris marcou 26 e pegou 15 rebotes, que no entanto não foram suficiente­s. As brasileira­s haviam vencido 6 dos 8 últimos jogos contra as adversária­s desta quinta.

A seleção feminina foi ao pódio olímpico nos Jogos de Atlanta-1996 (prata) e Sydney-2000 (bronze). Agora, corre grandes riscos de ficar fora do que seria sua oitava participaç­ão consecutiv­a no evento, que disputou pela primeira vez em Barcelona-1992.

 ?? Divulgação Fiba ?? Érika tenta impedir arremesso de da porto-riquenha Jazmon Gwathmey
Divulgação Fiba Érika tenta impedir arremesso de da porto-riquenha Jazmon Gwathmey

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil