Folha de S.Paulo

Evo Morales vai a Cuba e diz que fará exames médicos

- Sylvia Colombo

buenos aires O ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que vive na capital argentina há dois meses na condição de refugiado, viajou na madrugada desta segundafei­ra (10) para Cuba.

Segundo sua assessoria em Buenos Aires, Evo foi a Havana para exames médicos. Foi a mesma explicação que concedeu ao deixar o México —primeiro país no qual ele se abrigou, após renunciar, em 10 de novembro. Não voltou e desde então está na Argentina.

Agora, a ex-ministra da Saúde da Bolívia Graciela Camaño, que também está em Buenos Aires, diz que ele retornará, uma vez que o plano é o de coordenar a campanha de seu partido, o MAS (Movimento para o Socialismo), para o Legislativ­o e para a Presidênci­a, a partir da Argentina.

Segundo Camaño, Evo voltará ao país no próximo fim de semana, onde, diz ela, tem reuniões marcadas.

A saída de Evo do país ocorre em meio à expectativ­a de decisão do Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia sobre a legitimida­de de sua candidatur­a ao Senado.

Embora a inscrição esteja feita, a oposição pressiona para que ela seja revista. Argumenta que ganhar vaga no Legislativ­o seria só tentativa de ganhar foro privilegia­do e voltar à Bolívia.

Em dezembro, a Procurador­ia local emitiu uma ordem que obriga Evo a prestar depoimento, após uma denúncia do governo interino do país de suposto envolvimen­to com crimes de sedição e terrorismo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil