Folha de S.Paulo

Bolsonaris­tas perdem liderança do PSL em São Paulo

- Carolina Linhares

são paulo Por um voto de diferença, a ala dos deputados estaduais do PSL considerad­a mais ligada ao presidente Jair Bolsonaro perdeu a liderança da bancada na Assembleia Legislativ­a de São Paulo.

Nesta terça (11), por 8 votos a 7, incluindo o de Janaina Paschoal, Rodrigo Gambale foi eleito novo líder.

Castello Branco, visto como o mais bolsonaris­ta entre os dois, até por ter carreira militar, foi o derrotado.

Gambale vai substituir Gil Diniz, atual líder e ligado à família Bolsonaro. Ele costuma defender o presidente na tribuna e faz oposição ao governador João Doria (PSDB), o que deve mudar.

O novo líder diz que não fará “oposição por oposição” ao tucano. Enquanto Gil tem perfil ideológico, Gambale tem fama de ponderado.

Em menor grau, a disputa na bancada sintetizou a divisão vista hoje no PSL, com parte dos parlamenta­res prontos para migrar para a Aliança pelo Brasil, novo partido de Bolsonaro. A diferença entre o racha federal e a bancada paulista é que não há brigas e inimizades escancarad­as.

Ao contrário, os deputados consultado­s pela reportagem dizem que a bancada terminou a votação unida.

Gil e a parte mais ideológica e ligada ao bolsonaris­mo, que migrará para a Aliança, votaram em Castello Branco. Deputados que ainda avaliam se permanecem no PSL apoiaram Gambale —mas não necessaria­mente são oposição. O novo líder diz que apoia o governo federal.

“Ninguém critica o Bolsonaro na nossa bancada. Eu concordo com a maneira como o Brasil está avançando. Não vejo essa divisão de alas na bancada”, disse Gambale à Folha.

Questionad­o, porém, sobre preferênci­a por PSL ou Aliança, Gambale disse que “a política é dinâmica. Eu fui eleito pelo PSL, estou no PSL e trabalho pelo PSL”.

Ao contrário de Gil, que tinha rusgas com a atual presidênci­a do PSL em São Paulo, Gambale deve ter diálogo com o deputado federal Júnior Bozzella, aliado de Luciano Bivar. “Sou de conversa, de conciliaçã­o”, diz Gambale.

A candidata de Bozzella, no entanto, era Janaina Paschoal. Até o último momento, o deputado esperava que ela fosse aclamada pela bancada sem ter se colocado na disputa.

Como mostrou a Folha, embora a deputada esteja em fase de aproximaçã­o com Bozzella, não se dispôs a assumir a função de liderança partidária.

Para o governo Doria, será um ganho. Gambale é, entre os deputados do PSL, dos que mais votam a seu favor, enquanto Gil é dos que mais o criticam.

 ?? José Antônio Teixeira - 26.set.19/Divulgação Alesp ?? O deputado estadual Rodrigo Gambale, eleito líder da bancada do PSL na Alesp
José Antônio Teixeira - 26.set.19/Divulgação Alesp O deputado estadual Rodrigo Gambale, eleito líder da bancada do PSL na Alesp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil