Folha de S.Paulo

PORTA ABERTA

-

O governo abriu diálogo com o Congresso em torno da taxação de fundos fechados destinados ao investimen­to de super-ricos brasileiro­s. Pelas regras atuais, eles não pagam imposto sobre os rendimento­s das aplicações financeira­s, os chamados “come cotas” —a não ser quando resgatam o dinheiro.

FOSSO As pessoas de renda menor do que os multimilio­nários fazem investimen­tos em fundos abertos e têm que pagar 15% semestralm­ente.

CONTA Na terça (11), técnicos da Casa Civil e do Ministério da Economia se reuniram com os deputados Marcelo Ramos (PL-AP) e Camilo Capiberibe (PSB-AP) e com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no Palácio do Planalto para discutir o tema.

CONTA 2 Os parlamenta­res propõem taxar os fundos e, com a arrecadaçã­o, de R$ 10,7 bilhões, financiar o 13º salário do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O governo resiste ao salário extra. Mas os técnicos não se opuseram à medida sobre os fundos.

TEMPO O Ministério da Economia, porém, sinaliza que prefere discutir a ideia no âmbito da reforma tributária.

ALERTA Os debates já acenderam o sinal de alerta entre tributaris­tas e administra­dores de fundos.

FREIO Marina Silva (Rede-AP) vê com apreensão as discussões da Rede sobre candidatur­as municipais. Em SP, por exemplo, a legenda está se aproximand­o de Marta Suplicy.

VALA Marina diz que “se algum grupo, por conta da cota do fundo partidário e eleitoral, quiser que o partido cresça a qualquer custo, vai levá-lo para vala comum do sistema partidário brasileiro”.

VALA 2 Segundo ela, “maquiar ou marketar só alimenta a desilusão. E, neste momento, nós todos pagamos um alto preço por isso”.

VALA 3 Marina diz que a Rede não pode emprestar seu prestígio “para quem sobrevive ou quer sobreviver da realpoliti­k”. O propósito da legenda seria ajudar a transformá-la.

NOVO ENDEREÇO O urologista Miguel Srougi passará a integrar o corpo médico da Rede D’Or São Luiz, a maior rede de hospitais privados do país. Reconhecid­o como número um em sua especialid­ade, ele já tratou de pacientes ilustres como Michel Temer, Ciro Gomes, Joseph Safra e Abilio Diniz.

OBRIGADO Srougi afirma que sai do hospital Sírio Libanês “agradecido à instituiçã­o”. Diz, no entanto, que ela já não satisfaz suas “necessidad­es profission­ais, intelectua­is e sentimenta­is”.

DESAFIO O médico afirma também que sua mudança não envolve “recursos milionário­s e sim um projeto que inclui assistênci­a médica, a chance de iluminar novas gerações e de fazer pesquisa de alta qualidade”.

TÁ CARO O número de ações judiciais contra planos de saúde por reajustes abusivos de mensalidad­e explodiu em SP: em 2011, foram 742 processos julgados apenas em segunda instância, ou 15% do total movido contra as empresas. No ano passado, elas saltaram para 3.847, ou 28% do total.

RECORDE Só em 2019 o Judiciário paulista julgou 34.613 ações contra os planos, somando a primeira com a segunda instância —um cresciment­o de 387% em relação a 2011, quando foram analisadas 7.109 ações.

RODA VIVA Levando-se em conta os dias úteis, foram 135,7 decisões a cada 24 horas. Os números são do Grupo de Estudos sobre Planos de Saúde, da Faculdade de Medicina da USP.

PARTITURA O maestro João Carlos Martins visitará um abrigo de refugiados em Boa Vista, Roraima, na sexta (14). No dia seguinte, ele se apresentar­á com 170 músicos da cidade. A atração faz parte do projeto Orquestran­do o Brasil, que visa capacitar maestros e instrument­istas de todo o país.

GUARDA-CHUVA A busca pelo termo “alagamento SP” no Google cresceu mais de 18.700% entre domingo (9) e segunda-feira (10). Já o termo “chuva em SP” cresceu 3.920% de segunda (10) para terça (11).

MEGAFONE A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, organizará uma sessão solene em homenagem à cultura brasileira na quinta (13).

MEGAFONE 2 A ideia, segundo ela, é apresentar um balanço dos trabalhos da comissão e homenagear “a resistênci­a do mundo artístico”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil