Folha de S.Paulo

PAPA RECEBE LULA EM AUDIÊNCIA NO VATICANO

Em encontro, que durou cerca de uma hora, ex-presidente disse ter conversado sobre ‘um mundo mais justo e fraterno’ e questões ambientais

-

são paulo | uol O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quinta-feira (13) com o papa Francisco no Vaticano. Disse que conversou com ele “sobre um mundo mais justo e fraterno”, incluindo a questão ambiental.

Segundo a assessoria do petista, a reunião durou cerca de uma hora. O Instituto Lula, em sua conta no Twitter,

publicou fotos do encontro e citou a intenção de “discutir e pensar soluções para as injustiças e desigualda­des no mundo”.

Lula chegou ao Vaticano por volta das 15h30 (hora local) em automóvel com película escura nos vidros. A Santa Sé informou que não divulgaria comunicado oficial devido ao caráter privado do encontro.

Em entrevista coletiva, Lula afirmou que o papa “quer fazer coisas que sejam irreversív­eis, que fiquem para sempre no seio da sociedade”.

“Acho que se todo ser humano, ao atingir os 84 anos, tiver a força, a disposição e a garra que ele tem e levantar temas importante­s para o debate, eu acho que a gente pode encontrar soluções [para os problemas do mundo] de forma mais fácil”, disse o expresiden­te. Por causa da audiência marcada pelo Vaticano, Lula pediu à Justiça Federal do DF que adiasse um depoimento que ele daria no âmbito da Operação Zelotes, inicialmen­te marcado para terça (11).

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite autorizou, e a audiência foi remarcada para a semana que vem, no dia 19. Lula volta ao Brasil no sábado (15).

O encontro de Lula com o papa foi intermedia­do pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, que se encontrou com Francisco no fim de janeiro.

Questionad­o sobre questões ambientais, Lula afirmou que não foi ao encontro para discutir especifica­mente a Amazônia.

Ele disse que leu a exortação (documento em que o papa orienta a igreja) elaborada por Francisco e publicada na quarta-feira no site do Vaticano. Afirmou que concorda com o teor do texto.

O documento foi elaborado após o Sínodo da Amazônia, realizado em outubro passado. Na quarta-feira, Francisco descartou uma das propostas mais polêmicas do encontro: a ordenação de homens casados como padres na Amazônia.

Na exortação, o papa critica governos que têm como bandeiras “não entregar a Amazônia”, caso do brasileiro.

“Para aumentar esta confusão, contribuír­am alguns slogans, nomeadamen­te o de ‘não entregar’, como se a citada sujeição fosse provocada apenas por países estrangeir­os, quando os próprios poderes locais, com a desculpa do progresso, fizeram parte de alianças com o objetivo de devastar, de maneira impune e indiscrimi­nada, a floresta com as formas de vida que abriga”, escreveu Francisco.

Segundo interlocut­ores do PT, Lula proporia conversas relacionad­as a redução da fome e da desigualda­de.

Com agências internacio­nais

 ?? Ricardo Stuckert/Instituto Lula ??
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
 ?? Ricardo Stuckert/Divulgação ?? O papa Francisco com Lula no Vaticano, onde o petista foi recebido em audiência por cerca de uma hora
Ricardo Stuckert/Divulgação O papa Francisco com Lula no Vaticano, onde o petista foi recebido em audiência por cerca de uma hora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil