Folha de S.Paulo

Festival de jazz no interior de PE é refúgio para evitar o Carnaval

- (JV)

recife Na terra do frevo e do maracatu, um festival de jazz atrai mais de 40 mil pessoas nos quatro dias de Carnaval. O refúgio é a cidade de Gravatá, distante 86 km do Recife, conhecida pelas noites amenas.

Na sua 13ª edição, 5ª em Gravatá, o evento gratuito traz nomes importante­s do jazz como a americana J.J. Thames e uma “street jazz band” que no último dia sai em cortejo pela cidade.

O baterista Giovanni Papaleo, idealizado­r do festival, diz ter escolhido o período carnavales­co para dar alternativ­a a quem não gosta da folia. “Para isso, nada melhor do que música de qualidade, como jazz, blues, bossa nova e nossos ritmos regionais”, diz.

A advogada Patrícia Rebello, 53, vai pelo segundo ano ao festival. “Convidei duas primas do Rio. Elas não querem nem saber de Olinda. Vou pegá-las no aeroporto e ir direto para Gravatá escutar jazz e relaxar durante quatro dias”, conta.

A expectativ­a é que a rede hoteleira do município bata em 100% de ocupação durante o festival e o movimento do comércio aumente significat­ivamente.

“Já dei minha cota para o Carnaval. Não aguento o sol, a multidão empurrando e a cerveja quente. Virei um velho chato aos 55? Pode ser, mas prefiro escutar uma boa música e curtir o friozinho à noite do que ficar perambulan­do atrás de orquestra de frevo em Olinda”, brinca o empresário Alberto Soares Lucena.

Como nos anos anteriores, atrações locais dividem os palcos do pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar, no centro, com músicos de destaque nacional e internacio­nal em shows separados, que, ao longo da noite, dão ao público a sensação de estar na plateia de uma grande “jam session”.

“A ideia sempre foi um intercâmbi­o entre os músicos. Essa mistura contagia a plateia e tornou o festival um dos mais prestigiad­os do Brasil”, diz Papaleo.

Para 2020, foram confirmado­s além de Thames o guitarrist­a Mark Lambert, a banda Serial Funkers, Tony Gordon, Arthur Philipe, Dom Angelo Mongiovi, Liv Moraes, Di Stéffano, Bruno Marques, Allycats, Victor Bertrami, Uptown Blues Band, Breezy Rodio e Lorenzo Thompson.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil