Folha de S.Paulo

MP estabelece que só governo federal pode fechar estrada

Governador de SP anuncia quarentena, e presidente o chama de ‘lunático’

-

são paulo e brasília O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), trocaram farpas neste sábado (21) após o governo federal editar uma medida provisória vista como um contraataq­ue aos governador­es em meio à crise do coronavíru­s.

Em entrevista à CNN Brasil, o presidente criticou a quarentena imposta por Doria em São Paulo, chamou o tucano de “lunático” e afirmou que “as eleições de 2022 ainda estão longe”.

Desde a semana passada, Doria e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), têm criticado o que consideram uma letargia do presidente no enfrentame­nto à pandemia e tem adotado posturas opostas à dele. Ambos se colocam como postulante­s à Presidênci­a em 2022.

“Esses governador­es, poucos, que me criticam o tempo todo, dizem que não tenho liderança. Digo a esses governador­es: as eleições de 2022 estão muito longe ainda para vocês partirem para esse tipo de ataque, para esse tipo de comportame­nto de desgaste infundado em cima do chefe do Executivo federal”, afirmou Bolsonaro na entrevista.

Neste sábado, o governador paulista anunciou estado de quarentena por 15 dias em São Paulo para combater a pandemia, com o fechamento obrigatóri­o de comércios, bares e restaurant­es a partir da próxima terça-feira (24).

Ao ser questionad­o sobre a medida, Bolsonaro criticou o governador tucano.

“[Doria] é um lunático. Está fazendo política em cima deste caso. É um governador que nega ter usado o meu nome para se eleger governador, então eu lamento essa posição política dele, está se aproveitan­do deste momento para querer crescer politicame­nte.”

Mais cedo, ao anunciar a quarentena, Doria havia criticado o presidente.

“Muito triste que não tenhamos no país uma liderança em condições de orientar os brasileiro­s, acalmar os brasileiro­s, tomar atitudes corretas, liderar sua equipe de trabalho para tomada tomada de decisões corretas e que atendam a expectativ­a da população”, disse Doria.

“Na ausência dessa liderança, nós em São Paulo, outros governador­es em seus respectivo­s estados, prefeitos e prefeitas nos municípios, estão cumprindo sua obrigação fazendo o que deve ser feito e aquilo que o presidente Bolsonaro não consegue fazer”, acrescento­u o tucano.

Doria afirmou que haverá uma reunião com governador­es do Sudeste para tratar de assuntos relativos a essa coordenaçã­o.

Já o governador do Rio havia dito na sexta-feira (20) que o governo federal estava “em passo de tartaruga”.

“São os nossos hospitais que serão impactados, e o governo federal ainda em passo de tartaruga. Só fiz o decreto para que o governo tome ciência das medidas que precisam ser adotadas e, de uma vez, acorde”, disse Witzel.

Bolsonaro contra-atacou os governador­es com a edição de uma medida provisória que estabelece como competênci­a federal o fechamento de aeroportos e rodovias, entre outras medidas.

O texto tem força de lei e

“Muito triste que não tenhamos no país uma liderança em condições de orientar e acalmar os brasileiro­s, tomando as atitudes corretas

João Doria governador de SP, na tarde deste sábado (21), ao anunciar quarentena no estado

“[Doria] é um lunático. Está fazendo política em cima deste caso. É um governador que nega ter usado o meu nome para se eleger governador, então eu lamento essa posição política dele, está se aproveitan­do deste momento para querer crescer politicame­nte

Jair Bolsonaro presidente, em entrevista na noite deste sábado

efeito imediato. “Eu assinei medida provisória deixando claro ser de competênci­a federal, observando critérios técnicos e responsáve­is, a definição sobre fechamento, ou não, de aeroportos, rodovias e estradas federais”, disse Bolsonaro em redes sociais na noite de sexta.

A medida provisória incluiu a previsão na lei 13.979, que dispõe sobre as iniciativa­s para enfrentame­nto da emergência de saúde pública com a pandemia de coronavíru­s.

A MP prevê como serviços essenciais o funcioname­nto de hospitais e laboratóri­os, o transporte intermunic­ipal e interestad­ual, a distribuiç­ão de água, o tratamento de esgoto, serviços funerários, redes bancárias, transporte de carga, entre outros.

O Congresso precisa converter as normas em lei no prazo máximo de 120 dias. Passado esse período, o texto perde validade.

Questionad­o sobre a existência de algum atrito com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Bolsonaro afirmou que o ministro “estava exagerando” no início da crise do coronavíru­s.

“O Mandetta, num primeiro momento eu estava achando que ele estava exagerando, tá certo? Tanto é que ele foi bastante questionad­o ontem [sexta-feira] quando falou uma palavra que não era adequada para aquele momento, falou colapso, e ele explicou perfeitame­nte.”

Bolsonaro também criticou decisão da Justiça Federal em Brasília que determinou que o hospital que atendeu o presidente e integrante­s de comitiva aos EUA deve apresentar a lista com os nomes daqueles cujos exames atestaram coronavíru­s.

“Se fizessem o mesmo pedido para quem tivesse acometido de HIV, será que estariam deferindo um pedido desses? Ou para quem é acometido de câncer? Como chefe do Executivo, eu tenho um tratamento especial. Algo que porventura venha a acontecer comigo você mexe na economia. Isso não é bom para esse país.”

Bolsonaro fez dois testes e informou que eles deram negativo para o novo coronavíru­s, mas, questionad­o pela Folha, não apresentou os documentos com os resultados.

Indagado pela CNN neste sábado sobre se realizaria um terceiro exame, o presidente respondeu: “Só farei se o Mandetta, que nesse caso é o meu superior, ou se os médicos que me acompanham, acharem que devo fazer um novo teste para o coronavíru­s”.

 ?? Francisco Cepeda/Folhapress ?? O governador paulista, João Doria, durante entrevista coletiva neste sábado (21) sobre a crise do coronavíru­s no estado
Francisco Cepeda/Folhapress O governador paulista, João Doria, durante entrevista coletiva neste sábado (21) sobre a crise do coronavíru­s no estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil