Folha de S.Paulo

Quadro ‘Jardim da Primavera’, de Van Gogh, é furtado de museu fechado

-

amsterdã | reuters Ladrões furtaram uma pintura de Vincent van Gogh que estava no Museu Singer Laren, na Holanda, durante a noite desta segunda-feira (30).

A instituiçã­o, na cidade de Laren, que fica a cerca de 30 quilômetro­s de Amsterdã, está atualmente fechada ao público por causa das precauções relacionad­as à expansão da pandemia de coronavíru­s em países da Europa.

A pintura “Lentetuin” (ou “Jardim da Primavera”, originalme­nte intitulada “The Parsonage Garden at Nuenen in Spring”) representa o jardim da reitoria de Nuenen e foi feita em 1884. A obra estava emprestada pelo Museu Groninger, também da Holanda.

“Estou chocado e absolutame­nte irritado que isso tenha acontecido”, afirmou Jan Rudolph de Lorm, diretor do Museu Singer Laren, em um vídeo publicado no YouTube.

“Essa obra de arte esplêndida e comovente de um dos nossos grandes artistas foi furtada, tirada da comunidade”, ele acrescento­u.

A pintura de Van Gogh exibe uma mulher em um jardim com arbustos esparsos de flores vermelhas e uma igreja ao fundo.

De acordo com a polícia, os ladrões forçaram as portas da frente do museu, feitas de vidro, durante a madrugada, por volta das 3h15 no horário local.

Todos os museus holandeses estão fechados por causa do surto de coronavíru­s desde o dia 12 de março. Eventos de arte também foram cancelados.

Foi o caso da Tefaf, por exemplo, uma das maiores feiras do mundo, que precisou fechar as portas quatro dias antes do previsto, no dia 11 de março.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil