Folha de S.Paulo

Ministério Público vai apurar falta de equipament­os de proteção em hospitais

- Fábio Munhoz

agora | são paulo O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) abriu um inquérito para investigar a falta de EPIs (equipament­os de proteção individual) para profission­ais da saúde no estado.

A Promotoria apura se há problemas na distribuiç­ão de materiais como álcool em gel, máscaras, luvas, avental e óculos. O inquérito foi aberto após representa­ção do deputado Carlos Giannazi (PSOL).

Segundo ele, a situação ocorre tanto em hospitais públicos quanto privados.

A falta de equipament­os também é denunciada pelo Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo). A entidade diz que, até quinta (26), recebeu 115 denúncias, sendo 77 por problemas na distribuiç­ão de EPIs e 30 por fluxo inadequado no atendiment­o a pacientes com coronavíru­s.

O infectolog­ista Gerson Salvador, diretor do Simesp, alerta que, além de colocar em risco os profission­ais de saúde, a falta de equipament­os de proteção também pode prejudicar os pacientes.

“Se o médico adoece, ele também poderá transmitir a doença. Ou seja, esse impacto vai se multiplica­ndo.”

Os promotores Dora Martin Strilicher­k e Arthur Pinto Filho destacam que outra consequênc­ia é a diminuição no número de médicos.

Na sexta (27), a desembarga­dora Sonia Maria Franzini, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), determinou que os enfermeiro­s com idade superior a 60 anos sejam dispensado­s de seus postos.

A magistrada também exige que os hospitais forneçam álcool gel, gorro, óculos de proteção e máscara cirúrgica.

Secretaria da Saúde afirma que realizou compra de materiais OUTRO LADO

Na resposta enviada pela Secretaria de Estado da Saúde ao MP-SP, a pasta admite que houve problemas na distribuiç­ão de equipament­os de proteção. A secretaria afirma que fez “compra centraliza­da” dos insumos para atendiment­o “das unidades”.

No texto, a secretaria, gestão João Doria (PSDB), diz que está comprando mais materiais, como máscaras, luvas, aventais, óculos e álcool gel. O governo do estado foi procurado, mas não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

A gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB) também não se manifestou.

 ?? Arquivo pessoal ?? Espaço reservado para armazenar EPIs em hospital paulistano
Arquivo pessoal Espaço reservado para armazenar EPIs em hospital paulistano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil