Folha de S.Paulo

Oferta de vaga em setor demandado sobe até 700%

Profission­ais de saúde e de tecnologia estão entre os mais requisitad­os, além dos empregos abertos em supermerca­dos e comércio eletrônico

- Fernanda Brigatti

A pandemia paralisou diversos setores da economia, mas há ainda quem esteja abrindo vagas. A maioria dos novos postos está em atividades requisitad­as pela crise, como é o caso dos empregos em hospitais, farmacêuti­cas e drogarias.

são paulo A crise sanitária da pandemia do coronavíru­s resultou na paralisaçã­o de diversos setores da economia, levando o governo a liberar a realização de acordos para a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada de trabalho e salário na tentativa de conter demissões.

No meio de toda essa crise, porém, há quem consiga ir na direção contrária, abrindo vagas e ampliando o quadro de funcionári­os efetivos e temporário­s.

A maioria desses postos de trabalho está em atividades mais requisitad­as justamente devido à crise, como é caso dos empregos em hospitais, farmacêuti­cas e drogarias. Funções ligadas à tecnologia também estão mais em alta do que nunca —de desenvolve­dores a pessoal para trabalhar com marketing digital—, além de mão de obra para atender à alta demanda de compras principalm­ente em supermerca­dos.

No grupo Pão de Açúcar, 5.000 temporário­s já foram contratado­s para atender as lojas físicas e online de Pão de Açúcar e Extra e das startups James e Cheftime.

Outros 200 estão sendo selecionad­os para analisar crediário, operar caixas e supervisio­nar lojas das operações Minuto e Mini Extra.

O Carrefour está com quase mil vagas abertas para operador de caixa, fiscal, repositore­s e gerentes comerciais. O BIG (antigo Walmart) está selecionan­do para 6.000 postos em diversos locais do Brasil. A PepsiCo está com 500 vagas temporária­s para promotor, vendedor, auxiliar de logística e de produção e motorista carreteiro.

As gigantes da tecnologia IBM e Amazon estão com seleções em andamentos. Na primeira, o site para inscrições tem cinco páginas —são 139 funções como desenvolve­dor

Android, analista de suporte e especialis­ta em testes aguardando candidatur­as.

No Brasil, a Amazon —que está reforçando o time em todo o mundo— tem 174 postos de trabalho. O maior número de vagas é para a função de arquiteto de soluções.

Empresas de inovação como a Zupi e a Escale também estão com seleções abertas por meio do site Revelo.

A diretora de operações do site de vagas Catho, Regina Botter, diz que o cresciment­o de vagas em alguns setores extrapola o que se considerar­ia normal.

Ela afirma que, em outros momentos, o aumento motivado por alguma situação específica fica em torno de 15%. Com a crise do coronavíru­s, algumas vagas tiveram cresciment­o de 700% na oferta.

Foi o caso da procura por enfermeiro­s de UTI —foram 718% mais vagas anunciadas ante o mês de março do ano passado. Em apenas uma semana, a Catho chegou a registrar 3.700 anúncios para o setor de saúde.

No segmento farmacêuti­co, o laboratóri­o Eurofarma tem 19 vagas efetivas para início imediato e outras 16 para cadastro de reserva.

Na Luandre, empresa de RH, 2.519 vagas na área de saúde estão abertas e outras 1.600 para atender o varejo em funções como repositore­s de supermerca­dos e atendentes de farmácia.

Francine Amadeu, superinten­dente da Luandre, diz que, tradiciona­lmente, o mês de março é um período de alta demanda por mão de obra temporária para atender as campanhas de Páscoa.

Com a crise da pandemia, essas contrataçõ­es foram substituíd­as por pedidos de seleções nas áreas de saúde e logística, além de teleatendi­mento.

“Toda a cadeia varejista de supermerca­dos está muito aquecida, com muita gente comprando online e presencial­mente” afirma.

A demanda por mais profission­ais da área de saúde chegou também à central de vagas ligada à Prefeitura de São Paulo. No CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreended­orismo), seleção iniciada nesta semana tem 320 vagas para profission­ais de enfermagem trabalhare­m em UTIs de hospitais.

Os cadastros de currículos terminam nesta quarta (15). Outros mil enfermeiro­s foram selecionad­os para trabalhar no hospital provisório montado no Anhembi, na capital paulista.

Ainda no setor de tecnologia, a fintech Stone está contratand­o para o setor comercial em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, todas cidades do ABC paulista. Para a área de tecnologia, a fintech está contratand­o para trabalho remoto e, por isso, os candidatos podem ser moradores de qualquer cidade no Brasil.

Quem for selecionad­o vai trabalhar na área de inovação —há chances para desenvolve­dores de software e designers.

Também no segmento de serviços digitais de pagamento, a Wirecard contratou dez pessoas desde o início da quarentena e mais 50 posições para atuar com tecnologia e infraestru­tura estão abertas.

No Boticário, duas seleções estão em andamento. Uma delas, com 30 colocações, busca trabalhado­res com deficiênci­a para postos de trabalho em São Paulo, Rio de Salvador, nas áreas de finanças, planejamen­to de demanda e comercial, recursos humanos e comunicaçã­o. A outra tem 76 colocações para o desenvolvi­mento de produtos digitais do grupo em Curitiba e São Paulo.

Para atender o programa Jovem Aprendiz, os Correios estão com inscrições abertas para 4.462 vagas.

O novo momento mexeu também com os métodos de seleção, que agora estão sendo conduzidas à distância e com entrevista­s não presenciai­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil