Folha de S.Paulo

Brilhou no jornalismo e nos palcos pernambuca­nos

VALDI COUTINHO (1942-2020)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo No dia 10 de abril, o jornalista e dramaturgo Valdi Coutinho publicou em uma página de rede social o resultado do jogo “O que você dirá antes de morrer?”.

Quatro dias depois, o que era para ser somente uma brincadeir­a com os internauta­s tornou-se realidade. A vida pregou uma peça e deixou o cenário artístico pernambuca­no triste. Sem dizer nada a ninguém, Valdi saiu de cena, aos 77 anos.

Há alguns anos, ele estava debilitado depois de ter sofrido três AVCs.

Sua imagem representa­va alegria, festa, amor e generosida­de. Foi intenso em todas as áreas que apostou seu talento: jornalista, cronista esportivo, colunista de teatro, ator, diretor, dramaturgo, crítico de teatro, escritor, artista plástico e carnavales­co, além de ter sido um dos fundadores do Baile dos Artistas, evento que abre o carnaval de Recife (PE), sua cidade natal.

Trabalhou durante 30 anos no Diário de Pernambuco, tendo destaque como cronista no caderno de esportes, além de ter sido crítico e colunista de teatro em cultura.

Amiga há dez anos, a produtora cultural Luciana Araújo, 55, conta que Valdi foi um paizão e o incentivad­or de jovens talentos e de quem gostava de cinema e teatro.

“Ele fez jornalismo mas era um cara de teatro, professor do curso de formação de atores do Sindicato dos Artistas de Pernambuco.

Partilhava conhecimen­to e se doava para o outro. Querido por todos, brilhou e fez muita gente brilhar”, conta Luciana.

A última edição do Baile dos Artistas ocorreu em 2019. “Ele já estava acamado e bastante doente, e não conseguiu passar a produção do evento para outros profission­ais. O de 2021 será realizado como forma de homenageá-lo”, diz Luciana.

Valdi Coutinho morreu em casa. Ele morava com um rapaz a quem considerav­a como sobrinho.

CONCEIÇÃO DE ABREU BATISTA

Aos 72, viúva. Sexta (17/4). Cemitério Jardim do Pêssego

JOSÉ FERNADO DA SILVA

Aos 75, divorciado. Sexta (17/4). Cemitério Jardim do Pêssego

RONALD MORIS MASIJAH

Aos 65, casado com Renee Tatijewski. Sexta (17/4). Cemitério Israelita do Butantã

7ºDIA PADRE MÁRIO DO MONTE BEATRIZ ALMEIDA

Neste sábado (18/4) às 19h, Paróquia de Santa Mônica,

Rua Doutor Plínio Constantin­i, s/nº, Residencia­l Cidade Jardim, São José do Rio Preto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil