Folha de S.Paulo

Trump vê ‘grande surto’ no Brasil e cogita cortar voos

Presidente americano afirma que há ‘grande surto’ no país, e Bolsonaro responde que decisão cabe a seu aliado

-

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou ontem que o Brasil seguiu “caminho diferente” no combate à Covid-19 e passa por um “grande surto”. Trump voltou a cogitar restrição de voos vindos do país. Jair Bolsonaro disse que “o que ele achar que tem que fazer no país dele, ele faz”.

são paulo Donald Trump afirmou nesta terça (28) que o Brasil enfrenta “grande surto” de coronavíru­s e voltou a dizer que seu governo estuda criar restrições de voos ao país.

O líder americano disse que provavelme­nte vai impor medidas para obrigar turistas brasileiro­s a passarem por testes rápidos e a terem suas temperatur­as medidas antes de embarcarem em direção ao território americano.

Trump também deixou claro que estuda exatamente quais serão as regras e que uma das opções é banir completame­nte a entrada de aeronaves comerciais provenient­es do Brasil, como já fez com a China e com a Europa. Isso, porém, poderia afetar a indústria do turismo, especialme­nte na Flórida, afirmou ele.

O americano já tinha levantado a possibilid­ade de restringir voos brasileiro­s no fim de março, mas acabou não impondo nenhuma medida.

Na noite desta terça, Jair Bolsonaro comentou, na portaria do Palácio do Alvorada, a declaração de seu aliado. “Eu não concordo com nada nem discordo. O que ele [Trump] achar que tem que fazer no país dele, ele faz. Olha, rapaz, ele fala sobre o que teu país [dele] deve fazer, eu falo o que o meu país deve fazer.”

O presidente dos EUA abordou o assunto em encontro com o governador da Flórida, o também republican­o Ron DeSantis, na Casa Branca. Durante a entrevista, DeSantis foi questionad­o se estava preocupado com a situação do coronavíru­s na América Latina, já que muitos moradores da região costumam viajar para a Flórida.

O governador disse que estava atento ao problema e afirmou esperar ver em breve um aumento no número de casos no Brasil. Na sequência, sugeriu a Trump obrigar viajantes da região a realizarem testes antes de embarcarem para os EUA. “Você quer interrompe­r [os voos do] Brasil?”, perguntou Trump, cortando a fala do aliado.

“Não necessaria­mente interrompe­r, mas se você vai voar para Miami, então a companhia aérea deveria te dar um teste rápido e só então deixar você entrar no avião”, respondeu DeSantis. “Você quer banir a entrada de alguns países?”, prosseguiu o presidente.

“Se eles ameaçarem os EUA, com certeza”, respondeu o governador. “Avise-nos”, completou Trump. Depois, outro jornalista perguntou diretament­e ao presidente se ele iria determinar a obrigatori­edade de testes rápidos para todos os viajantes, mas Trump respondeu citando apenas o Brasil.

“O Brasil está tendo um grande surto. Eles foram por um caminho diferente do da maioria da América do Sul.”

“Estamos observando a situação lá e, em coordenaçã­o com os governador­es, especialme­nte com Ron, vamos tomar uma decisão em breve.”

 ?? Carlos Barria/Reuters ?? Donald Trump durante encontro com governador da Flórida, Ron DeSantis
Carlos Barria/Reuters Donald Trump durante encontro com governador da Flórida, Ron DeSantis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil