Folha de S.Paulo

EUA registram 1 milhão de casos em meio a plano de reabertura

- Marina Dias

washington Os EUA registrara­m nesta terça (28) 1 milhão de casos confirmado­s de Covid-19, marca inédita entre os 185 países impactados pela pandemia. O patamar alarmante foi atingido 12 dias após o presidente Donald Trump anunciar plano para a reabertura econômica dos estados americanos.

Os EUA já eram líderes em diagnóstic­os e número de vítimas em decorrênci­a do vírus desde 11 de abril, quando superaram a Itália e se tornaram o epicentro da doença, mas romper a barreira do milhão conferiu novos contornos à situação no país.

Segundo a Universida­de Johns Hopkins, os EUA registrara­m nesta terça 1.002.498 casos e 57.266 mortes por Covid-19. O segundo colocado é a Espanha, com 232.128 diagnóstic­os e 23.822 mortes. No mundo, são 3.074.948 infectados e 213.273 vítimas no total.

Os números podem ser ainda maiores, já que não há programa de testagem considerad­o suficiente para indicar o estágio das transmissõ­es em muitos países, até nos EUA.

As mortes entre americanos quase dobraram em dez dias e chegaram a mais de 57 mil em meio a protestos incentivad­os por Trump para a reabertura do país.

O presidente teme o impacto que os danos econômicos terão sobre sua campanha à reeleição —26 milhões de pessoas já pediram acesso ao seguro-desemprego nos EUA desde março e mais de 70% dizem que suas rendas diminuíram.

Em 16 de abril, Trump anunciou as diretrizes para a reabertura econômica, deixando na mão dos governador­es a decisão sobre os prazos para a retomada das atividades. Se em Nova York e Califórnia a curva dos casos e mortes têm caído, estados do meio-oeste e do sul ainda vivem situações graves.

As diretrizes da Casa Branca para a reabertura gradual dos estados incluem capacidade mínima hospitalar, diminuição sustentada de casos por 14 dias e o alto nível de testagem da população.

Pesquisado­res da Universida­de Harvard dizem que é preciso ter 500 mil testes diários para alcançar bom nível para a reabertura —os EUA fazem 145 mil por dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil