Folha de S.Paulo

Saiba transforma­r seu quarto em uma suíte de luxo

Reproduzir o ritual de arrumação dos hotéis é um bom jeito de desligar do trabalho e entrar em modo relaxament­o

- Danae Stephan

são paulo Luz indireta, travesseir­o de plumas e uma cama impecavelm­ente arrumada estão entre os detalhes que tornam a estadia em um hotel de luxo uma experiênci­a única.

Algumas redes também investem em sua própria fragrância, outras têm playlists feitas sob medida. “Antes que a pandemia se espalhasse pelo mundo, já havia uma tendência à personaliz­ação desses itens”, afirma a arquiteta

Consuelo Jorge, de São Paulo.

No Emiliano, um dos mais luxuosos empreendim­entos da capital, o hóspede diz, já na reserva, qual o estilo musical e os aromas favoritos, para que sua suíte seja preparada segundo suas preferênci­as.

“Agora que passamos mais tempo dentro de casa, criar um ambiente reconforta­nte ficou ainda mais importante”, diz Brad Harrell, diretor de serviço de limpeza do Four Seasons Washington, nos EUA.

Para os especialis­tas, reproduzir o ritual dos hotéis é uma forma de fazer a transição do trabalho ou dos afazeres domésticos para o momento de relaxament­o, preparando o organismo para a hora de dormir.

Tudo começa na cama: dê preferênci­a a lençóis de algodão e combine com um bom edredom, todos bem passados e esticados. Para turbinar o colchão, invista num “pillow top” (cobertura) de plumas.

“Remova as dobras do edredom borrifando uma ‘nuvem’ de água, e então o estique com as mãos”, ensina Harrell. Se quiser um aroma suave, misture algumas gotas de essência da sua preferênci­a na água.

“Isso é algo que eu aprendi em viagens e uso em casa: todas as noites, passo uma fragrância sobre a cama”, diz Gisella Depiné Poffo, youtuber e apresentad­ora do programa “Sonho e Destino”, do canal Mais Globosat.

No banheiro, ela usa toalhas de banho de cores complement­ares e deixa duas de rosto sobre o balcão do lavatório. “O banheiro fica com outra cara”, diz.

“Um roupão pendurado, um aroma especial e uma ducha potente completam o banheiro”, diz a arquiteta Karina Korn, de São Paulo.

Outra sugestão é espalhar velas aromáticas e ervas. “A ideia é criar uma memória olfativa que remeta ao descanso”, diz Florence Carcassonn­e, gerente do La Sivolière, em Courchevel, na França.

Iluminação indireta é outro ponto importante. “Os hotéis, em geral, não têm luz no teto. Eles usam abajures, arandelas e luminárias altas, todas com luz mais difusa e quente”, diz Karina. No banheiro, lâmpadas coloridas para cromoterap­ia são uma opção.

Celso do Valle, diretor do Palácio Tangará, em São Paulo, sugere completar os preparativ­os com flores na cabeceira da cama, uma moringa com água aromatizad­a, chocolate ou frutas e, em ocasiões especiais, um bom champanhe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil